Em seu centenário de nascimento, Augusto Ruschi é homenageado pela Ufes

14/12/2015 - 14:51  •  Atualizado 15/12/2015 16:25

O reitor Reinaldo Centoducatte fez a entrega do título de Doutor Honoris Causa, em memória, ao naturalista capixaba Augusto Ruschi, durante sessão solene do Conselho Universitário da Ufes. Presidida pelo reitor, a sessão foi realizada na tarde do último dia 12, no auditório do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), na cidade de Santa Teresa. O título foi recebido por Piero Angeli Ruschi, filho do homenageado, representando a família. A concessão do título, no ano em que se celebra o centenário de nascimento do naturalista, foi aprovada pelo Conselho Universitário no último dia 26, por unanimidade. Participaram da solenidade pró-reitores, diretores de centros e secretários da universidade, além de professores, técnicos-administrativos e estudantes, e outros convidados.

“De formação acadêmica múltipla, Augusto Ruschi direcionou todo o seu potencial intelectual e a sua energia, como cidadão engajado que foi, para o estudo da natureza e a defesa da ecologia”, salientou o reitor Reinaldo Centoducatte, na ocasião. O reitor destacou que Ruschi contribuiu fortemente para a formação acadêmica específica em áreas das ciências naturais, para a pesquisa científica e tecnológica e para o ensino de graduação e de pós-graduação na área ambiental. “São avanços que ocorreram na nossa universidade e no Brasil, movidos pelo pensamento moderno e abrangente de Ruschi” acrescentou o reitor.

O filho de Ruschi representou a família na solenidade: “Recebemos com muita honra esta homenagem da Ufes à memória do meu pai”, afirmou Piero Ruschi (confira o discurso em anexo). Ele salientou que o pai mantinha “uma relação íntima com a natureza”, e que enfrentou muitos momentos de dor e sofrimento, por presenciar o desrespeito ao meio ambiente, com ações de devastação. “Esses momentos, contudo, representaram faíscas que o realimentavam da energia suficiente para enfrentar essas situações”, completou. “Ele foi um revolucionário em prol da natureza”, assinalou Piero Ruschi, acompanhado da mãe, Marilande Ruschi. “Com a outorga do título de Doutor Honoris Causa, celebramos a vida e a obra do cientista e resgatamos a sua memória, especialmente na perspectiva das novas e futuras gerações, estabelecendo uma aproximação definitiva e plena da Ufes com o naturalista Augusto Ruschi”, acentuou o reitor.

O título de Doutor Honoris Causa foi concedido pelo Conselho Universitário, que acolheu a proposta do reitor Reinaldo Centoducatte, apresentada em 5 de agosto deste ano. O reitor também constituiu o Grupo de Trabalho Ruschi 100, coordenado pelo secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges. O título de Doutor Honoris Causa é atribuído a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Ruschi se notabilizou internacionalmente pelos estudos que produziu sobre a fauna e a flora, especialmente sobre os colibris e a biodiversidade da Mata Atlântica, além de sua intensa militância em defesa do meio ambiente.

Texto: Luiz Vital

Foto: Ana Paula Vieira