Empossados os diretores dos novos centros do campus de Alegre

03/06/2016 - 12:11  •  Atualizado 06/06/2016 16:59

Os novos diretores do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) do campus de Alegre da Ufes tomaram posse na noite desta quinta-feira, dia 2. Assumiram as novas funções os professores Dirceu Pratissoli, (CCAE) e Neuza Maria Brunoro Costa (CCENS) como diretores, e os professores Henrique Machado Dias e Simone Aparecida Fernandes Anastácio como vice-diretores, respectivamente. A solenidade de posse foi presidida pelo reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte, e ocorreu no Teatro Municipal Virgínia Santos, em Alegre.

Na ocasião o reitor Reinaldo Centoducatte destacou as qualificações acadêmicas e administrativas dos novos gestores, e salientou que a criação dos dois centros de ensino, desmembrados do extinto Centro de Ciências Agrárias (CCA), representa um avanço para o ensino superior no sul do Estado. “O CCA cresceu consideravelmente, passou a agregar diferentes áreas do conhecimento e atuar em diferentes municípios, o que foi determinante para o desmembramento do centro”, pontuou. “A criação dos dois centros objetiva a otimização administrativa e o desenvolvimento acadêmico focalizado em áreas afins, o que certamente não impedirá as ações compartilhadas”, ponderou Centoducatte.

O diretor do CCAE, Dirceu Pratissoli, destacou que o atual período de transição será determinante para o futuro dos novos centros. Ele planeja desenvolver a proposta de criação de uma estrutura de captação de recursos externos, para o planejamento de projetos e identificação de editais visando atender às áreas de pesquisa e a extensão, estimulando parcerias com outras instituições. A diretora do CCENS, Neuza Costa, por sua vez, destacou que pretende acelerar e qualificar a pós-graduação no seu centro. “A cultura da pós-graduação já está semeada em nosso campus, e é inevitável que cresça cada vez mais”, declarou.

A diretora diz que a meta é a excelência acadêmica. Por ser o centro onde se concentram os cursos de licenciatura, Neuza Costa adiantou que pretende fortalecer o fórum das licenciaturas e caminhar para a construção de um Departamento de Educação, estabelecendo parcerias com as escolas e secretarias de Educação municipais e do Estado.

No CCAE, Dirceu Pratissoli anunciou que pretende, a curto prazo, identificar as principais necessidades dos cursos de graduação e estabelecer um plano de prioridades. O CCAE e CCENS, instalados em unidades em Alegre, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado, foram criados pelo Conselho Universitário em dezembro de 2015.

Na foto: A vice-diretora Simone Anastácio e a diretora Neuza Costa (CCENS), o reitor Reinaldo Centoducate, o diretor Dirceu Pratissoli e o vice-diretor Henrique Dias (CCAE).

Texto: Luiz Vital
Foto: Paulo Souza