Empresários, pesquisadores e autoridades inauguram novo laboratório na Ufes

27/09/2017 - 18:17  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

Empresários, pesquisadores, professores, estudantes e representantes de órgãos públicos participaram nesta quarta-feira, dia 27, da solenidade de inauguração do novo prédio do Núcleo de Estudos em Escoamento e Medição de Óleo e Gás (Nemog), localizado no Centro Tecnológico da Ufes, no campus de Goiabeiras. No laboratório funcionará o galpão de loop – testes com óleo mineral, água e ar comprimido que simulam o escoamento de petróleo.

Com 500 m², o prédio foi construído por meio de convênio entre Ufes e Petrobras, e autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Espírito Santo, Ricardo Morais, destacou a importância da parceria com a Universidade. “Enxergamos o futuro com muito bons olhos. Temos um potencial tremendo e essa parceria com a Universidade é muito importante. Temos pesquisas de médio e longo prazo e, para isso, precisamos de mestrandos e doutorandos que se dedicam a esses estudos. Temos que mostrar nossos desafios para que vocês nos apontem as soluções. Espero que este laboratório seja mais um da parceria Ufes e Petrobras”, disse.

A vice-reitora Ethel Maciel também ressaltou a importância com a iniciaiva privada e agradeceu a todos que contribuíram para que o projeto do laboratório se concretizasse. “É uma felicidade estar aqui hoje, porque tivermos que vencer muitas dificuldades para concretizar este projeto. Agradeço especialmente o empenho e a celeridade com que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tratou da questão e possibilitou que a obra fosse realizada. Nós temos a convicção da importância da Petrobras para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país e nós, da Universidade, queremos estar junto”.

Além da vice-reitora Ethel Maciel e do gerente geral da Petrobras Ricardo Morais, participaram da solenidade o diretor do Centro Tecnológico, Geraldo Sisquini, o secretário municipal de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel; o presidente da Fundação Espirito-santense de Tecnologia (Fest), Getúlio Apolinário Ferreira; e representantes do Governo do Estado, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia  (Inmetro) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, (ANP), além de pró-reitores e diretores de Centro da Ufes.

Ensino e pesquisa

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Rogério Ramos, coordenador do Nemog, o núcleo é uma instalação acadêmica de ensino e pesquisa, com capacidade de atender demandas externas.

Segundo ele, o Nemog vai proporcionar o desenvolvimento de pesquisas sobre circuitos de escoamento, necessários para experimentos em outras áreas. “O Nemog estará apto a testar diferentes tecnologias de medidores de vazão, e poderá ser adaptado a outros testes com medidores de nível, detectores de interface, válvulas de segurança e de alívio, por exemplo”, ressalta.

Ramos destaca que a construção do prédio é a primeira etapa de um projeto maior, que inclui outras instalações para abrigar laboratórios de diferentes linhas de pesquisa. O novo prédio possibilitará, segundo o coordenador, a participação de estudantes por meio de projetos de graduação, iniciação científica e apoio experimental para a pós-graduação.

O novo prédio obedece às normas estabelecidas pelo Plano Diretor Físico da Ufes e à legislação ambiental, por meio de Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com a Prefeitura de Vitória, considerando que o entorno do prédio é constituído de manguezal, que é área de preservação ambiental.

Texto: Thereza Marinho e Luiz Vital
Foto: Bucher