Empresa júnior do Ceunes abre inscrições para o I Prêmio Ingenium de Inovação

17/08/2015 - 12:03  •  Atualizado 19/08/2015 11:18

A Energy Junior, empresa júnior do curso de Engenharia de Petróleo, do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes), está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto, para o I Prêmio Ingenium de Inovação. O tema do concurso é a “Inovação e desenvolvimento de tecnologias e possibilidades nas áreas de energias”

O prêmio visa incentivar ideias inovadoras, eficientes e sustentáveis na academia. Ele é dirigido a estudantes do nível técnico, da graduação e da pós-graduação, das áreas de Engenharia, Arquitetura e Design, de todas as instituições de ensino superior do país. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas por meio do formulário disponível em www.energyjr.com.br, que depois de preenchido deverá ser encaminhado ao e-mail  contato.dep@energyjr.com.

O concurso passará por duas fases. Na primeira, todos os inscritos serão avaliados segundo cinco critérios: inovação, potencial de aplicação, vantagem competitiva, sustentabilidade e apresentação. Os cinco melhores projetos serão apresentados a uma banca avaliadora, que vai selecionar os três projetos a serem premiados.

Todas as informações sobre o prêmio estão disponíveis no edital anexado abaixo.

Empresa premiada

A empresa Energy Júnior ficou entre os cinco melhores projetos do Prêmio Suvinil de Inovação (na foto, os membros da equipe junto na apresentação do projeto). A Energy disputou na categoria de Fornecedores, e o projeto foi baseado nos pilares para um desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental. A empresa trabalha na área de petróleo, gás e energias renováveis.

O projeto apresentado foi a “Parede Camaleão”. A iniciativa propõe o desenvolvimento de uma parede inovadora e dinâmica que possibilita a mudança de cores e texturas de acordo com a incidência de feixes luminosos. Os integrantes do projeto são os estudantes Antonio Augusto Pereira, Rafaela Corsini, Tiago Possato Rocha e Sarah Ferreia Matos, todos do curso de Engenharia de Petróleo da Ufes.

Além de concorrer ao prêmio com a empresa Júnior, o estudante Antonio Augusto Pereira ficou entre os dez melhores do concurso na categoria Estudante. Ele e as estudantes Alana Santos Benz (CEFET-MG) e Mariana Marques (UFMG) criaram o projeto “SAPIENS em busca da tinta inteligente”. A iniciativa é uma tinta resistente a intempéries externas e que possui fibras sintéticas de elevada elasticidade. A tinta Sapiens muda de tom de acordo com as condições climáticas.

Texto: Betina Hatum e Stefhani Paiva (bolsistas de projetos de Comunicação)