Encontro discutirá interações linguísticas com pesquisadores da Região Sudeste

19/07/2017 - 17:31  •  Atualizado 20/07/2017 14:59

O Centro de Ciências Humanas e Naturais da Ufes (CCHN), campus de Goiabeiras, sedia nesta quinta-feira, dia 20, das 8 às 12 horas, no Anfiteatro 1,  o I Encontro do Grupo de Estudos de Línguas em Contato do Espírito Santo. O evento é gratuito e contará com a participação de pesquisadores do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo a coordenadora do Encontro, professora Edenize Ponzo Peres, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL/Ufes), o evento tem como objetivo discutir as pesquisas relacionadas ao contato linguístico dentro e fora do Espírito Santo. “O Encontro é uma ótima oportunidade de diálogo entre estudantes e pesquisadores, pois estes estão em campo, estudando as diferentes línguas e variedades que compõem o mosaico linguístico do nosso e de outros países”, diz a professora Edenize.

Os palestrantes do Espírito Santo serão a professora Maria Cristina Dadalto (PPGCS/Ufes), que falará da “Imigração e etnicidade no Espírito Santo”; o professor Cilmar Franceschetto (Arquivo Público Estadual), que exporá o tema “Os documentos arquivísticos como referência à memória da imigração no Espírito Santo”; e o professor Erineu Foerste (PPGE/Ufes), que fará uma análise sobre “Língua pomerana e educação”.

Já os palestrantes de outras instituições de ensino superior são a professora Beatriz Protti Christino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que falará sobre “A descrição do Português Kaxinawá (Huni-Kuin): uma das respostas à sociolinguística do monolinguismo”; e o professor Gabriel Antunes de Araújo, da Universidade de São Paulo (USP), que abordará o tema “Línguas em contato: o passado é a chave para o presente”.

Texto: Letícia Nassar
Imagem: Site Universia