Encontro internacional discute violência de gênero, sexualidade, hierarquia social e racismo

05/11/2018 - 18:35  •  Atualizado 12/11/2018 16:20

O Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência da Ufes (Leg-Ufes), realiza a partir desta terça-feira, 6, o Encontro Internacional Engênero III, que terá como tema “Saber, Violência, Ação: a universidade reforçando ou descontruíndo (pré)conceitos?”. O evento acontecerá até o dia 8 de novembro, no campus de Goiabeiras.

A abertura, às 9 horas, será no auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) com uma palestra da professora da Universidad Diego Portales (Chile), Hillary Carroll Hiner.

A organização do evento destaca que o encontro tem a finalidade de “conhecer, discutir e analisar os saberes e as ações que a universidade, no Brasil e no exterior, tem desenvolvido no que se refere à inibição ou manutenção de (pré)conceitos em relação à violência de gênero, sexualidade, hierarquia social e racismo”.

Debates

A mesa redonda “Gênero e educação: novos desafios”, ocorrerá no dia 7 de novembro, com mediação da professora do Departamento de História da Ufes, Maria Beatriz Nader e contará com a presença da professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Silvana Rubino; da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luciana Rodrigues; e da professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marlene de Fáveri.

Já no dia 8, a mesa “Ensino, violência de gênero e mercado de trabalho”, terá a participação da vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel; da professora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Maria Del Pilar Acosta; e da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Maria Pedro. A mediação será feita pela pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/UFF), Lana Lima.

A programação inclui ainda simpósios temáticos, minicursos, programação cultural e coquetel com lançamentos de livros. O encerramento será feito pela professora da Universidade do Minho (Portugal), Isabel Maria Ramos. Os dias, locais e horários de todas as atividades está disponível no link legpv.ufes.br/programacao .

Mais informações também podem ser obtidas por meio da página do evento no Facebook www.facebook.com/events/229863554339812/ ou pelo site legpv.ufes.br/encontro-internacional-engenero-iii

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação)