Encontro sobre imagem e anonimato reúne pesquisadores do Brasil e da França

12/09/2018 - 19:09  •  Atualizado 13/09/2018 18:59

O campus de Goiabeiras da Ufes recebe nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, o II Encontro RETINA.International – Brasil e França, colóquio que tem como objetivo discutir os problemas e as implicações das relações entre Imagens e Anonimato à Era do Contemporâneo. O projeto é realizado em dois continentes, acontecendo nos dias 13 e 14 de setembro na Ufes, e no dia 30 de outubro na Universidade Paris 8 Vincennes Saint-Denis, na França.

A entrada é gratuita, sujeita à capacidade do auditório do Cemuni 4, onde vão acontecer as palestras.

O ponto central do Encontro é o debate em torno da noção de anonimato pensada a partir das imagens na contemporaneidade, fenômeno que vem sendo confrontado perante as mudanças impostas pelas tecnologias digitais.

Para o fotógrafo capixaba Bruno Zorzal, doutor em Estética das Artes Plásticas e Fotografia pela Universidade Paris 8 e um dos coordenadores do colóquio, a importância do evento está na urgência de se refletir sobre as consequências artísticas, estéticas, sociais, políticas e filosóficas da circulação e dos usos das imagens anônimas. “É essencial pensar estas ‘coisas’ onipresentes que são as imagens, seus modos de existência e alcances hoje em dia, com especial atenção às mudanças profundas provocadas pelo digital”, explica ele.

Participações

O filósofo e pesquisador francês François Soulages, professor da Universidade Paris 8 e do Instituto Nacional de História da Arte, em Paris, abre o evento com uma palestra sobre Anonimato Contemporâneo e Imagem Universal, feita por videoconferência. O encontro conta, ainda, com painéis, mediados por Bruno e pela professora do Centro de Artes da Ufes, Ângela Grando, doutora em História da Arte pela Universidade de Paris 1, e com exposições na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu).

Além de professores e pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA), do Centro de Artes, e do Departamento de Filosofia da Ufes, pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal da Bahia participarão do evento. A partir dos colóquios de Vitória e de Paris, será publicado um livro pela editora L’Harmattan, de Paris, com lançamento previsto para o final deste ano.

Esta é a segunda edição do colóquio. A primeira, que aconteceu no ano passado, teve sua fase inicial realizada também na Ufes. “Queremos aprofundar as questões e as trocas iniciadas no primeiro Encontro e, para isso, esperamos envolver alunos, professores, pesquisadores e artistas locais no trabalho de questões globais sobre a imagem na contemporaneidade, a partir de aspectos da nossa própria realidade do estado, de Vitória e da Universidade”, diz Bruno.

O Encontro é uma realização do PPGA e da Cooperativa de Pesquisa RETINA.Internacional, com apoio institucional da Secretaria de Cultura da Ufes.

Confira a programação completa no arquivo anexado abaixo.

Texto: Adriana Damasceno