Enfermeiros da Ufes e da UFRJ se reúnem em Maruípe até quinta-feira, 17

14/03/2016 - 17:54  •  Atualizado 16/03/2016 18:42

Começou na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório Rosa Maria Paranhos, no campus de Maruípe, o Seminário de Integração Doutorado Interinstitucional, organizado pelo Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes e pela  Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A solenidade de abertura contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel; do superintendente do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) Luiz Alberto Sobral; dos diretores dos centros de Ciência da Saúde (CCS) e do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Gláucia Rodrigues de Abreu e Roney Pignaton da Silva, respectivamente; da diretora da Escola de Enfermagem Ana Nery da UFRJ, Neide Totonelli Alvim; e de representantes das duas instituições.

O evento que vai até quinta-feira, dia 17, está sendo realizado no auditório do curso de Enfermagem da Ufes, também localizado no campus de Maruípe. Professores, estudantes  e profissionais de saúde das duas instituições estão debatendo temas como a formação do pesquisador em Enfermagem, suas potencialidades, desafios e implicações. Além disso, estão sendo apresentadas as bancas de qualificação dos alunos do curso de doutorado interinstitucional em Enfermagem.  O Seminário conta ainda com sessões interativas de pôsteres, apresentações das produções científica e de extensão da Ufes, reunião de planejamento, avalição do curso e orientações de elaboração de teses.

O curso de doutorado interinstitucional em Enfermagem entre a Ufes e a UFRJ começou a ser ministrado em 2013 e tem o objetivo principal de qualificar docentes e enfermeiros em suas áreas de atuação nos campos de ensino, pesquisa, assistência e administração da Universidade.  Das 18 vagas oferecidas, 11 foram preenchidas por profissionais que atuam no CCS, cinco no Ceunes e duas no Hucam.

Veja a programação completa no arquivo em anexo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3335-7280 e 3335-7281.

Lâmpada

Durante a solenidade aconteceu a tradicional cerimônia da lâmpada em homenagem à enfermeira inglesa Florence Nightingale, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Nightingale foi voluntária na Guerra da Criméia, em 1854, e com mais 38 mulheres organizou um hospital que atendeu mais de quatro mil soldados. Essa ação humanitária fez com que a mortalidade dos soldados, que era de 40%, caísse para 2%. Com o prêmio recebido pelo governo inglês por este trabalho, fundou em Londres, em 1860, a primeira escola de Enfermagem.

Florence Nightingale ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lamparina" ou “Senhora da lâmpada, pelo fato de servir-se deste instrumento para  iluminar os feridos durante a noite.

Texto e foto: Jorge Medina