Equipe da Ufes conquista segundo lugar em evento nacional de barcos movidos a energia solar

04/02/2020 - 18:42  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

A equipe Solares, formada por 28 estudantes da Ufes, conquistou o segundo lugar do Desafio Solar Brasil (DSB), ocorrido em Santa Catarina entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro. A competição de barcos movidos a energia solar é inspirada no Frisian Solar Challenge, realizado a cada dois anos na Holanda, que se constitui no principal evento europeu para embarcações solares.

Essa é a terceira vez que a equipe da Ufes participa, sempre com bons resultados, do DSB. Em sua primeira participação, no ano de 2017, ficou em quarto lugar. Em 2018, sagrou-se campeã. “Uma forma de praticar o ensino de Engenharia é por meio do desenvolvimento de projetos na prática. Por isso estimulamos a continuação e a criação de projetos de extensão como o Solares, que tem capitaneado boas colocações nas competições nacionais. O resultado mostra que estamos no caminho certo e que devemos continuar apoiando nossos alunos em suas atividades de extensão”, comemora o diretor do Centro Tecnológico, Geraldo Sisquini.

Aprimoramento

“Ano a ano, a equipe foi aprimorando o projeto. Não podemos fugir das normas da competição, mas é possível melhorar o desempenho do barco, garantindo maior velocidade com menor consumo de energia”, explica o professor do curso de Engenharia Mecânica Juan Sérgio Saenz, que coordena o projeto de extensão.

O prêmio veio na categoria catamarã, cuja embarcação tem dois cascos. “Um dos avanços deste ano foi na parte de vedação do barco, para impedir a entrada de água no circuito elétrico, o que poderia prejudicar o motor”, diz um dos diretores da equipe, o estudante do sétimo período de Engenharia Mecânica Leandro Macedo, que participa do projeto desde 2018.

O Solares conta com estudantes das engenharias Mecânica, Civil, Elétrica, de Computação e de Produção, além dos cursos de Cinema, Arquitetura e Jornalismo. Um aluno do curso de Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) também integra a equipe. Segundo Macedo, o objetivo do grupo, que trabalha durante todo o ano, é otimizar a embarcação, buscando a melhoria constante. O desafio para o próximo ano é a redução do peso do barco.

Solares Social

Além da participação no DSB, a equipe desenvolve o Solares Social, com o propósito de levar, por meio de oficinas, conhecimento sobre energia solar para alunos de ensino fundamental da rede pública. “Um exemplo é a oficina de carrinho solar. Temos uma placa solar pequena que move uma roda. Na oficina, os jovens constroem o restante do carro com caixa de leite e papelão”, explica o estudante.

O incentivo ao uso de energia solar também pode ser visto no quiosque instalado pelo projeto ao lado do Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras, com pontos para carregamento de celulares e notebooks.

Texto: Sueli de Freitas
Foto: Equipe Solares