Equipes da Ufes disputarão maior competição de Robótica da América Latina

23/10/2015 - 16:33  •  Atualizado 26/10/2015 10:24

O Laboratório de Robótica Educacional (LRE) da Ufes vai participar, pelo oitavo ano consecutivo, do XIV Concurso Latino-Americano de Robótica (LARC) e da XIII Competição Brasileira de Robótica (CBR). Duas equipes compostas por 14 estudantes do curso de Engenharia Elétrica e que também são bolsistas voluntários do LRE irão para a disputa, que será realizada entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, em Uberlândia, Minas Gerais.

A equipe Ufes Ultraboots SEK, tetracampeã latino-americana e tricampeã brasileira na categoria Standard Educational Kits, vai competir com outras 18 equipes do México, Peru e mais nove estados brasileiros. A outra equipe do LRE é a Ufes Ultraboots Soccer que disputará na categoria Very Small Size Soccer com outras 29 equipes, do Brasil e do Peru. A competição é dividida em 15 categorias com equipes de estudantes do ensino fundamental ao doutorado. O resultado final será divulgado no dia 1º de novembro.

A professora e coordenadora do LRE, Carmen Faria Santos, além de chefiar as duas equipes da Ufes, também é a organizadora geral da competição, que é o maior evento de Robótica do Brasil e da América Latina. Ela participa do LARC e da CBR desde 2006.

Segundo Santos, o LRE foi criado em 2004, dentro do seu projeto de mestrado, com o apoio da antiga Companhia Siderúrgica de Tubarão, hoje Arcelor Mittal. “O laboratório é um projeto de extensão aberto para todos os alunos do Centro Tecnológico. Atualmente todos os estudantes são da Engenharia Elétrica, mas o LRE foi criado para integrar os cursos de Engenharia e ser um espaço de pesquisa para o estudante onde ele possa aplicar as teorias estudadas na sala de aula”, enfatizou ela.

Entre as atividades do LRE está a organização, anualmente, da etapa capixaba da Olimpíada Brasileira de Robótica. A Ufes, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal de Uberlândia(UFU) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) são as organizadoras do LARC e da CBR 2015.

Texto e foto: Hélio Marchioni