Esclarecimento sobre a segurança no campus de Maruípe

15/09/2017 - 17:09  •  Atualizado 18/09/2017 09:19

Sobre o crime ocorrido no estacionamento do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) na noite desta quinta-feira, 14, e diante dos questionamentos acerca da segurança no local, a Administração Central da Ufes vem a público esclarecer que a Universidade é responsável pela segurança e administração da área do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado no campus de Maruípe, onde estão localizados os departamentos dos cursos das áreas da Saúde.

O campus de Maruípe conta com 95 câmeras fixas, 12 do tipo speed dome (que permitem uma varredura de 360º e zoom de até dois quilômetros) e quatro minicâmeras. Há ainda vigilantes terceirizados e do quadro da Universidade, que atuam 24 horas no videomonitoramento e na área física do Centro de Ciências da Saúde.

Quando ocorre algum ato ilícito, é solicitado o apoio da Polícia Militar que possui o dever legal de repressão à criminalidade e de realizar o policiamento ostensivo.

Neste particular, por meio de parceria firmada com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), a Polícia Militar já realiza rondas na região, e também nos campi de Goiabeiras e São Mateus, sendo que a Administração Central da Ufes trabalha junto à SESP para ampliar esta parceria.

Quanto à área do Hospital, a Administração Central da Ufes esclarece que sua gestão é de responsabilidade do Colegiado Executivo local (Superintendência) pertencente à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada pelo Governo Federal para gerir os hospitais universitários e com competência para administrar seu espaço interno e externo, contando com autonomia e orçamento próprio.

Como parte das ações para intensificar a segurança nos campi, a Ufes também lançou em abril o aplicativo Alerta Ufes, por meio do qual os usuários podem enviar um alerta para a central de videomonitoramento da Universidade avisando sobre qualquer problema. Ao visualizar um alerta na tela, os operadores da Central direcionam as câmeras para o ponto e acionam o vigilante mais próximo e a Polícia Militar.

A Administração Central da Ufes lamenta profundamente o ocorrido e afirma que repudia toda forma de violência, trabalhando de forma permanente para proporcionar um ambiente mais seguro para toda a comunidade universitária.​