Escolas da rede pública estadual recebem a visita do projeto Show de Química

08/11/2019 - 17:58  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

Cinco escolas da rede pública estadual receberão a visita do projeto Show de Química a partir desta segunda-feira, 11. A caravana do projeto visitará escolas de tempo integral dos municípios de Cariacica, Serra, Fundão e Aracruz (veja cronograma abaixo).

“No turno da manhã, vamos apresentar o espetáculo Show de Química no auditório ou na quadra de esportes de cada unidade escolar, que tem entre 200 e 400 alunos. Já no turno da tarde, realizaremos as oficinas do projeto”, explica o professor do Departamento de Química e coordenador do projeto, Honerio Coutinho.

O professor destaca que, na apresentação do dia 11, no pátio do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Prof. José Leão Nunes, em Cariacica, será gerada o que ele chama de "maior serpente química do mundo". “Essa experiência é normalmente apresentada em tamanho pequeno no final de cada Show de Química, sendo o ápice do show. É uma serpente de aproximadamente três metros”, afirma.

Popularização da ciência

O projeto promove a popularização da Química há mais de duas décadas para plateias de alunos e professores dos ensinos fundamental e médio e de cursos universitários. O objetivo é despertar nos jovens o interesse pela Química e ciências afins, propiciando melhor compreensão de fenômenos e aplicação da Química no cotidiano das pessoas, e servindo de referência para trabalhos escolares.

Segundo o professor Honerio Coutinho, mais de 160 shows e dezenas de oficinas já foram apresentados ao longo desses anos, com incursões também em outros estados e no Distrito Federal. Entre as experiências apresentadas pelo projeto, estão reações oscilantes e quimiluminescentes, serpentes químicas, pirotecnia, reações de compostos químicos e eletroquímica, entre outras.

“O público vibra e participa das experiências, é um verdadeiro show da natureza química”, comemora o professor.

Todas as ações e trabalhos já realizados podem ser visualizados no site do projeto: http://www.showdequimica.com.br. As ações deste ano são patrocinadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Ciência, Tecnlogia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o apoio da Ufes.

Veja o cronograma das apresentações:

- Dia 11: CEEFMTI Prof. José Leão Nunes - Cariacica
- Dia 12: CEEFMTI João Beato - Serra