Escritora Bernadette Lyra chega à Ufes para semana de atividades

04/05/2015 - 18:58  •  Atualizado 06/05/2015 16:29

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel receberam nesta segunda-feira, 04, a autora capixaba Bernadette Lyra. O encontro contou com a presença do superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças e o secretário de Cultura, Rogério Borges.

A vinda de Bernadette Lyra à Ufes dá inicio a um novo projeto de trocas de experiências que será realizado entre a comunidade universitária e alguns autores convidados. “Voltar à instituição é reviver um redemoinho de emoções. E sempre estarei à disposição da Universidade para a difusão da cultura”, afirma a escritora.

Nesta segunda-feira, 4, a escritora também se reuniu com a equipe da Editora da Ufes. Nesta terça, 5, o encontro será com os coordenadores da Secretaria de Cultura da Universidade. A programação inclui ainda uma visita de Bernadette ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN).

Na quarta-feira, haverá uma roda de conversa entre a escritora e a equipe do Cine Metrópolis e cineclubes sobre Cinema e Literatura. Já na quinta-feira, 7, acontecerá uma roda de conversa sobre o tema “As histórias da história: Literatura & Mulheres” e o lançamento do livro “A capitoa”. O encontro é aberto ao público e será realizado às 16 horas na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu).

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, destaca que Bernadette Lyra é um dos maiores expoentes da literatura feminina do Brasil. “Ao convidar a autora e promover um encontro dela com a comunidade, a Universidade está contribuindo de forma ampliada para a produção literária do Espírito Santo”, afirma.

Aluna e professora

Bernadette Lyra foi aluna de graduação do Curso de Letras-Licenciatura Português/ Francês da primeira turma sediada no campus de Goiabeiras. Anos depois foi docente no mesmo curso e em outros da Ufes, onde atuou até sua aposentadoria. O prédio onde estão localizadas as instalações físicas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade recebe o nome da escritora.

Atualmente, Bernadette Lyra reside em São Paulo.

Obs.: Na foto, em sentido horário: A escritora Bernadette Lyra, o reitor Reinaldo Centoducatte, a vice-reitora Ethel Maciel, o superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças, e o secretário de Cultura, Rogério Borges.

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)