Estudante de Jornalismo ganha prêmio estadual com reportagem sobre inclusão em cooperativas

16/12/2019 - 16:41  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

O estudante da Ufes Nicolas Alves ganhou o Prêmio de Jornalismo Cooperativista, pela matéria de radiojornalismo A inclusão social de pessoas com deficiência nas cooperativas. O aluno do oitavo período concorreu na categoria Estudante com outros três candidatos.

Organizado pelo Sindicato das Organizações das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Espírito Santo (Sistema OCB/ES). O prêmio está em sua 13º edição e tem como objetivo reconhecer a importância da imprensa para a divulgação do cooperativismo capixaba, além de incentivar os profissionais da área. A banca julgadora, escolhida pelo professor de Comunicação da Ufes José Antônio Martinuzzo, analisa trabalhos de sete categorias.

A reportagem do estudante abordou a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e nas cooperativas. “Queria oferecer a oportunidade de fala para quem às vezes não é ouvido”, explica o autor da reportagem, que foi veiculada no programa Bandejão, da Rádio Universitária (https://www.mixcloud.com/Bandejao/trabalhadores-com-defici%C3%AAncia-em…). Alves conta que teve dificuldade para encontrar fontes e que obteve ajuda do seu orientador, o professor Pedro Marra.

O estudante agradeceu à Universidade pelos conhecimentos adquiridos e pela oportunidade de realizar a reportagem. “A Ufes contribuiu não só cedendo um espaço na programação da rádio, mas também na minha formação”. Alves ganhou um prêmio de R$ 5 mil pelo trabalho. A premiação ocorreu no final de novembro.

Texto: Mikaella Mozer (bolsista de Comunicação)
Edição: Lidia Neves e Thereza Marinho