Estudantes capixabas já podem se inscrever para participar do Torneio de Programação de Computadores

03/05/2024 - 10:24  •  Atualizado 07/05/2024 11:59
Texto: Com informações da organização do evento     Edição: Thereza Marinho
Arte de divulgação do evento com o nome Topcom 21 e balões coloridos que lembram os arcos olímpicos

Estão abertas as inscrições para o Torneio de Programação de Computadores (Topcom 21), principal evento de programação competitiva do Espírito Santo, que este ano será realizado no dia 8 de junho, no Centro Tecnológico, campus de Goiabeiras. Organizado pelo PET (Programa de Educação Tutorial) Engenharia de Computação em conjunto com o Laboratório de Administração de Redes (LAR) do Departamento de Informática da Ufes, o  torneio oferece aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades para solucionar problemas usando programação, explorando também a capacidade de trabalho em equipe sob pressão e estimulando a criatividade.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 18 horas do dia 8 de maio no site do evento. Podem competir estudantes regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior, médio ou técnico. Os participantes deverão formar equipes de três competidores de qualquer instituição ou unidade de ensino da qual façam parte. Estudantes de diferentes instituições que queiram formar uma equipe devem entrar em contato com a comissão organizadora. No site oficial, foi disponibilizado o regulamento completo e a ferramenta Boca (Boca Online Contest Administrator), que pode ser utilizada para treinamento.

O professor do Departamento de Informática e um dos coordenadores do torneio, Rodrigo Laiola, explica como será a competição: “As equipes terão cinco horas para resolver uma prova com cerca de dez questões, cada qual propondo um problema a ser solucionado com um programa computacional. Na manhã do dia 8 de junho acontecerá uma sessão de aquecimento (warm-up), sem contabilidade da pontuação, para que as equipes possam entrar no clima. As melhores equipes serão reconhecidas no final da competição”.

Ele ressalta que o Topcom tem também por objetivo motivar a participação de estudantes capixabas em competições nacionais, como a Maratona de Programação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação). As três equipes que alcançarem as melhores classificações ganharão a inscrição para a fase regional da Maratona de Programação, além de troféus.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento, no perfil do Programa no Instagram ou pelo e-mail topcomufes@gmail.com.

Categorias relacionadas