Estudantes capixabas recebem medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

07/05/2014 - 09:13  •  Atualizado 07/05/2014 16:39

Por Nayara Santana (*)

A rede de escola pública capixabas tem bons motivos para comemorar. Hoje, onze estudantes capixabas que ganharam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2013 (OBMEP 2013) participarão da Cerimônia Nacional de Premiação, que será realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Ao todo, 500 estudantes brasileiros receberão medalhas de ouro.

Para o coordenador da OBMEP do Espírito Santo e professor da Ufes, Florêncio Guimarães, a olímpiada tem por objetivo melhorar a qualidade de ensino nas escolas, por meio de uma competição saudável. Ele acrescenta que muita coisa mudou durante esses anos: “As provas ficaram mais atrativas e agradáveis. E as escolas estão se preparando cada vez mais os alunos para a competição”.

Além das medalhas, os estudantes também receberão uma bolsa de iniciação científica pelo período de um ano, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem por objetivo despertar a vocação científica do aluno, através de atividades de pesquisa científica ou tecnológica. No estado, o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é coordenado pela professora do Departamento de Matemática da Ufes, Luzia Maria Casati.

Em 2013, cerca de 19 milhões de alunos de todo o país participaram da olímpiada. O Espírito Santo teve mais de 330 mil participantes, estudantes da escola públicas de ensino fundamental, de 6° ao 9º ano e do Ensino Médio, com participação de 100% dos municípios capixabas.

A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e este ano completa 10 anos.

Conheça os estudantes capixabas que ganharam medalhas de ouro na OBMEP-2013:

Arthur Barbosa Jacintho Silva- Serra

Beatriz Goser- São Gabriel da Palha