Estudantes de Design da Ufes pintam murais em albergue de Tabuazeiro

15/12/2017 - 09:47  •  Atualizado 15/12/2017 14:36

No início de dezembro, um grupo de estudantes do curso de Design da Ufes, orientados pela professora da disciplina Desenho I, Bruna Wandekokan, levou o projeto “Memórias que Acolhem” para as paredes do Albergue Martin Lutero, em Tabuazeiro, Vitória. Os estudantes realizaram, no dia 9 de dezembro, um mural de pintura com o objetivo de deixar o albergue mais acolhedor e agradável para os frequentadores e hóspedes. Neste sábado, 16, os estudantes voltam ao local para finalizarem as pinturas do mural.

Os integrantes do projeto “Memórias que Acolhem” usaram como referências ilustrações que remetem às origens dos pacientes (que em sua maioria são do interior), e a pontos turísticos do estado, com o intuito de deixar o ambiente mais familiar para os que estão de passagem pelo albergue. “As ilustrações buscam trazer as memórias que as pessoas têm de casa. Por exemplo, o paciente que vem de São Mateus passa pela ponte de Colatina, que é um dos monumentos que fizemos no painel. Então quando ele vê aquela ponte no painel, ele se lembra do caminho de casa. A pintura e o projeto que desenvolvemos são exatamente para trazer essas memórias", conta o estudante de Design Henrique Lachésis.

Entre as referências estão ainda a Terceira Ponte, o Convento da Penha, Porto e Igreja Velha de São Mateus, Cachoeira de Matilde, Pedra do Elefante, entre outros. Além de pintarem as paredes da instituição, os futuros designers criaram também um outdoor que foi instalado em São Mateus, município de onde vem a maioria dos pacientes, divulgando os trabalhos da instituição.

Solidariedade

O Albergue Martin Lutero acolhe pessoas que vêm do interior do estado para tratamentos médicos em hospitais da Grande Vitória e não têm condições de pagarem hospedagens durante os dias que ficam longe de suas cidades. A entidade atua há 30 anos, oferecendo também refeições, apoio no agendamento de consultas, acompanhamento psicológico e outros procedimentos. O espaço é filantrópico e mantido pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que conta com a ajuda de parceiros para cobrir os gastos da instituição.

Para mais informações sobre o Albergue Martin Lutero acesse aaml.org.br ou ligue  (27) 3225-5386.

Texto: Lorraine Paixão (estagiária de Comunicação)

Edição: Ana Paula Vieira