Estudantes ingressantes participam de evento de boas-vindas nos campi de Vitória

31/07/2018 - 14:39  •  Atualizado 07/08/2018 12:12

Centenas de estudantes participaram nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 31, das solenidades de boas-vindas realizadas pela Administração Central da Ufes nos campi de Goiabeiras (na tarde de segunda) e de Maruípe (na manhã desta terça). Neste semestre, cerca de 1.600 estudantes estão ingressando nos cursos de Graduação da Ufes.

Nos vídeos linkados abaixo, conheça as expectativas dos novos estudantes.

As recepções institucionais ocorreram no Teatro Universitário e no auditório Rosa Maria Paranhos (nos campi de Goiabeiras e Maruípe, respectivamente),  com as presenças do reitor Reinaldo Centoducatte; da vice-reitora Ethel Maciel; e de pró-reitores, diretores de Centro, coordenadores de curso, gestores da Universidade e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na recepção realizada no campus de Goiabeiras, o reitor Reinaldo Centoducatte afirmou que o compromisso da Universidade é oferecer aos estudantes o que há de melhor no ensino, na pesquisa e na extensão.

“Aqui vocês serão formados como profissionais, mas queremos também que vocês adquiram o direito de acesso pleno à cidadania. E mais, que retornem à sociedade o que ela investe em nós”, completou.

O reitor falou ainda sobre as dificuldades que as universidades federais vêm enfrentando e destacou que a Ufes vem conseguindo superar os desafios: “Vivemos uma situação muito delicada, de crise política, ética e moral. Nos últimos tempos, a nossa universidade tem sofrido vários cortes, o que tem feito de nós verdadeiros equilibristas para continuar de pé. Mas, com toda essa crise, a Universidade Federal do Espírito Santo não perdeu 1 dia de aula, de suas atividades acadêmicas, devido a dificuldades financeiras”.

A vice-reitora Ethel Maciel também deu as boas-vindas aos novos estudantes e reforçou a importância da integração dos estudantes ao universo universitário e da união em defesa da universidade pública: “Temos que nos unir para defender esse patrimônio”.

Logo após a acolhida, a professora Júnia Zaidan, do Departamento de Línguas e Letras, proferiu a palestra "Formação Profissional, Produção de Conhecimento e Comprometimento Social". Os estudantes receberam ainda informações sobre os trabalhos e os serviços prestados pelas pró-reitorias de Graduação e de Assistência Estudantil e Cidadania. Em seguida, eles participaram de mesas de conversa onde puderam obter informações sobre assuntos relacionados à graduação; política de assistência estudantil; projetos de extensão; pesquisa; pós-graduação; e oportunidades de internacionalização por meio de convênios que a Ufes mantém com instituições de ensino superior no exterior.

Interior

Nos campi da Ufes localizados no interior do estado, a cerimônia de boas-vindas será realizada nesta quarta-feira, 1º de agosto, às 18 horas, no Auditório Central do campus de São Mateus, e no dia 7 de agosto, também às 18 horas, na quadra coberta do campus de Alegre.

O período letivo do segundo semestre de 2018 começa dia 1º de agosto, em todos os campi da Ufes.

Na foto, estudantes ingressantes e familiares assistem à apresentação musical coordenada pelo professor do Departamento de Música Antonio Celso Ribeiro, no Teatro Universitário.

Conheça algumas histórias dos novos estudantes:

Natural de Ponto Belo, Vagno é aprovado em Direito

Após 30 anos fora de sala de aula, Vera encara o desafio de cursar Contabilidade

Fã de Engenharia, Jhonny tem expectativas para o curso na área Ambiental

Cristal escolheu Biblioteconomia e espera fazer amigos na Ufes

Já formada em Biologia, Ariadne vai cursar Terapia Ocupacional

Fisioterapia foi a escolha de Rhuan

Para ajudar pessoas, Brenda optou por Enfermagem

Isabella veio de Guarapari para estudar na Ufes