Estudantes participam da II Oficina de Telejornalismo promovida pela TV Ufes

10/03/2017 - 14:41  •  Atualizado 13/03/2017 12:02

Nesta semana, cerca de 15 estudantes de Comunicação Social participaram da II Oficina de Telejornalismo promovida pela TV Ufes. A atividade, realizada entre os dias 6 e 9 de março, faz parte do projeto de extensão "Incentivo à Produção e Difusão de Audiovisual sobre Diversidade Cultural do Espírito Santo por meio da TV Ufes", e tem como objetivo capacitar os estudantes para a produção de conteúdos audiovisuais, com ênfase no telejornalismo.

Durante a oficina, os estudantes tiveram orientações técnicas a respeito do telejornalismo e do manuseio das câmeras, participaram de discussões sobre a ética no jornalismo, e tiveram a oportunidade de produzir uma reportagem e uma agenda cultural, que serão veiculados na TV Ufes. A oficina contou ainda com a participação do jornalista Getúlio Costa, da TV Capixaba, e do ex-bolsista da TV Ufes Rodrigo Schereder.

Getúlio Costa se formou em Jornalismo pela Ufes, e conta que é uma satisfação poder retribuir um pouco do que a universidade lhe proporcionou. “Acredito que é interessante para os estudantes ter contato com quem está no mercado, para contar como é a rotina e desmistificar um pouco a carreira. E especialmente para falar sobre a ética no jornalismo, que é uma grande responsabilidade”, diz.

Rodrigo Schereder foi bolsista da TV Ufes durante dois anos, e compartilhou um pouco da sua experiência com os estudantes. “É muito bom ter esse espaço e poder levar um pouco da nossa rotina para quem está começando agora. A TV Ufes foi muito importante para mim, foi onde dei meus primeiros passos na televisão. Hoje eu trabalho na Record News ES e cheguei lá com uma bagagem muito grande que eu trouxe daqui”, conta.

Estudantes

A maior parte dos participantes desta edição da oficina foram alunos dos primeiros semestres do curso de Comunicação Social, que ainda não tiveram contato com as disciplinas de telejornalismo.

O estudante Artur Meireles, que está no segundo período de Jornalismo e pretende seguir carreira na televisão, conta que foi importante participar das atividades. “Eu não consegui participar da primeira edição da oficina porque acabaram as vagas, por isso corri para me inscrever dessa vez. Estou gostando muito, porque além de ser a área em que eu quero trabalhar, acho que vai me agregar bastante, não só para a profissão, mas também no meio acadêmico”, avalia.

A estudante Isabela Bellumat, do quinto período de Jornalismo, já havia feito a disciplina teórica de telejornalismo, mas considerou a oficina muito proveitosa. “É importante para a gente como estudante fazer uma prática do que a gente estuda na sala. Por enquanto, eu só fiz a disciplina teórica de telejornalismo, e aqui estou conseguindo aplicar o que estudei”, conta.

Os programas produzidos pelos estudantes na oficina poderão ser conferidos por meio da página www.facebook.com/tvufes e do canal TelevisaoUfes. A TV Ufes também é veiculada no Canal 13 da NET.

Texto: Patrícia Garcia