Ethel Maciel e Roney Pignaton vencem na pesquisa informal para a reitoria da Ufes

07/11/2019 - 07:05  •  Atualizado 08/11/2019 11:52

A Comissão Independente de Pesquisa Informal (Cipi), que organizou o processo de consulta à comunidade acadêmica sobre as candidaturas à reitoria da Ufes, divulgou nesta quinta-feira, 7, o resultado do processo de escolha de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2020-2024. A chapa 2 - composta pelos professores Ethel Leonor Noia Maciel, candidata a reitora, e Roney Pignaton da Silva, candidato a vice-reitor - saiu vitoriosa com um percentual de 67,5% dos votos válidos. Já a chapa 1 - integrada pelos professores Gláucia Rodrigues de Abreu, candidata a reitora, e Alvim Borges da Silva, candidato a vice-reitor, obteve o percentual de 32,5% dos votos válidos.

Clique aqui e conheça o plano de trabalho e o perfil da chapa vencedora.

O resultado da pesquisa indicou que a chapa vencedora obteve 784 votos dos professores, 553 dos servidores técnico-administrativos e 4.542 dos estudantes. A chapa 1, por sua vez, obteve 390 votos dos professores, 636 dos servidores técnicos e 841 dos estudantes.

Foram registrados 16 votos brancos/nulos entre os docentes, 31 entre os servidores técnico-administrativos e 41 entre os estudantes.

No total, compareceram às urnas 1.223 professores, 1.253 técnicos e 5.476 estudantes, contabilizando 7.952 votantes.

Processo eleitoral

Os Conselhos Superiores da Ufes deliberaram que o processo para a formação da lista tríplice com os nomes dos candidatos ao cargo de reitor para o quadriênio 2020-2024 será realizado pelo Colégio Eleitoral - formado pelos conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores - a partir da inscrição direta de candidatos e candidatas ao pleito entre os dias 27 e 29 de novembro.

Segundo a Cipi (formada por membros do corpo docente, técnico-administrativo e estudantil), o processo de consulta informal à comunidade acadêmica foi realizado com o objetivo de manter a tradição da Ufes em ouvir a comunidade interna antes de votar a composição da lista tríplice; organizar os tradicionais debates entre os candidatos, em todos os campi; e dar ampla divulgação sobre a opinião da comunidade interna para que o Colégio Eleitoral possa refletir sobre a questão.

A lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação, para posterior nomeação pela Presidência da República, será elaborada em reunião do Colégio Eleitoral agendada para o dia 5 de dezembro.

Todas as informações sobre a pesquisa informal estão disponíveis no site pesquisareitor.ufes.br.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)