Evento internacional sobre Tecnologia Assistiva começa nesta segunda, 2, na Ufes

28/01/2015 - 14:10  •  Atualizado 04/02/2015 08:10

O Workshop Internacional sobre Tecnologia Assistiva, um dos mais importantes eventos realizados no País nesta área, começa nesta segunda feira, dia 2, no campus de Goiabeiras da Ufes. Profissionais, pesquisadores, professores do Brasil de outros países estarão discutindo em Vitória as novas tecnologias assistivas. Tratam-se de produtos, metodologias, recursos, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade de pessoas com deficiências, incapacidades ou mobilidade reduzida . Essas tecnologias visam proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social dessas pessoas.

Durante o evento serão abordados os novos aspectos tecnológicos e inovadores relacionados com a comunicação, a relação máquina-ser humano e o deslocamento de pessoas com deficiência nos ambientes físico e social. Além disso serão apresentados trabalhos e pesquisas que estão em andamento sobre as tecnologias, palestras e pôsteres. Os debates terminam na sexta-feira, 6.

Mercado

O objetivo principal do evento é aumentar o conhecimento entre os grupos que trabalham sobre o tema e fazer chegar ao mercado consumidor as invenções e inovações que melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência, fornecendo maior autonomia e integração nos aspectos sociais, trabalhistas e escolares.

O Congresso terá como línguas oficiais o inglês, o espanhol e o português e é organizado pelos professores e alunos dos programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e em Biotecnologia da Ufes, tendo como o coordenador geral o professor Teodiano Freire Bastos. O evento está aberto a alunos de pós-graduação, profissionais de universidades, centros de pesquisa e empresas e instituições que trabalham com a reabilitação e a educação especial.

Mais informações pelos telefones 4009.2077 e 4009.2661 ou no site www.iwatufes.com  .

Por Jorge Medina