Laço azul símbolo da campanha para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Evento no campus de São Mateus celebra o Dia da Consciência Negra

O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, realiza até esta quinta-feira, 8, a Semana da Consciência Negra. A programação inclui peça teatral, mostra de documentários, apresentação de jongo e debates.

Novembro, considerado o mês da consciência negra, tem significado especial para boa parte da população do norte do Espírito Santo, descendente de africanos escravizados que foram levados a trabalhar nas fazendas produtoras de farinha de mandioca da região.

Este processo se estendeu até o final do século XIX, originando dezenas de comunidades quilombolas que atualmente povoam o extenso território do Sapê do Norte, nos município de São Mateus e Conceição da Barra. Segundo a organização do evento, é neste espaço que eles “afirmam sua ancestralidade, suas memórias e saberes, e permanecem resistindo aos processos de expropriação e discriminação racial”.

O evento teve início na última terça-feira, 6, e é organizado pelo Departamento de Educação e Ciências Humanas, com o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, importante liderança quilombola que constituiu longa resistência coletiva ao cativeiro durante o século XVII. A data foi criada em 2003 e oficialmente instituída, em âmbito nacional, em novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Veja a programação do evento nesta quarta, 7, e quinta-feira, 8:

Quarta-feira, 7, às 19 horas, no Auditório Central

Mostra de documentários – Comunidades Quilombolas do Sapê do Norte:

Mestre Pedro de Aurora, pra ficar menos custoso – Orlando Bonfim Netto

Reis Quitumbis – Osvaldo Martins de Oliveira

Adeus Beiju – Rogério Medeiros

Canto para a liberdade – Orlando Bonfim Netto

Imprensados – Tião Xará e outros

São Jorge e seus dragões – Sandro José Silva

A retomada de Linharinho – Ricardo Sá

Quinta-feira, 8, às 19 horas, no Auditório Central

Apresentação do Jongo de Santo Antônio – Comunidade Quilombola de São Cristóvão (São Mateus - ES)

Mesa Redonda “Quilombos, saberes e territórios”, com a presença do Mestre Sebastião Nascimento (São Cristóvão), dos professores Olindina Serafim Nascimento, Sandro Silva e Simone Raquel Batista Ferreira.

Texto: Adriana Damasceno