Evento no Cine Metrópolis discute a função social dos museus

06/09/2018 - 11:52  •  Atualizado 12/09/2018 11:59

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, sedia a partir desta sexta-feira, 7, a primeira edição da Teia da Memória – Região Sudeste, evento que visa reunir pontos de memória, museus comunitários, grupos de preservação da memória, pesquisadores, professores e outros profissionais para debater acerca de ações de museologia social.

O evento tem como pano de fundo a diversidade cultural em torno das práticas de memória e vai contar com rodas de conversa sobre a atuação da museologia na relação com as políticas públicas, as universidades, os museus formalmente instituídos, inventários participativos e a articulação das redes de museologia social no Sudeste, com a participação de representantes da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Outro ponto a ser discutido será a utilização da plataforma Mapa Cultural ES (que está integrada à plataforma Mapa Cultural do Ministério da Cultura) na divulgação e fomento dos pontos de memória e museus comunitários do Espírito Santo, bem como a apresentação da ferramenta para o público de outros estados presente no evento.

A programação conta, ainda, com a exibição do documentário Liberte nosso sagrado e apresentação do concerto Baile de Congo de São Benedito e da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

Na sexta e no sábado, 8, a programação acontece das 9 às 19 horas. Já no domingo, 9, será das 9 às 13 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site https://goo.gl/forms/ESzbBMPd2Z8rIZ743. Confira a programação completa no arquivo anexado abaixo.

Pioneirismo

O Espírito Santo é o primeiro estado do Brasil a possuir edital próprio para pontos de memória, contando com recursos do Fundo Estadual de Cultura. Desde 2015, o estado já premiou nove iniciativas de criação ou manutenção de pontos por ano e, atualmente, possui uma rede com 25 pontos de memória contemplados.

O evento Teia da Memória é organizado pela Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito do projeto Redes de Memória e Resistência, juntamente com a Secretaria de Cultura do Governo do Espírito Santo e tem apoio do Instituto Brasileiro de Museus e da Secretaria de Cultura da Ufes.

Texto: Adriana Damasceno