Ex-aluno de Ciências Sociais da Ufes é aprovado para mestrado em Oxford

05/05/2015 - 18:23  •  Atualizado 06/05/2015 17:00
O ex-aluno de Ciências Sociais da Ufes, Muryan Passamani, foi aprovado para o mestrado de Sociologia na universidade inglesa de Oxford. Muryan vai estudar sociologia analítica, que tem como foco principal explicar os eixos sociais importantes, e é uma revisão bastante ampla da Sociologia, tanto na teoria como na prática.

O estudante conta que, para ser selecionado, estudou semanalmente com o professor de Sociologia da Ufes, Francisco Albernaz, e precisou passar por várias etapas. Após fazer o teste de proficiência em língua inglesa, Muryan escreveu uma carta de apresentação para a universidade informando quem era e o que pretendia estudar. Ele escreveu ainda dois artigos críticos, enviou análise do currículo acadêmico e de realizações profissionais dentro da área. O estudante enviou também cartas de referência de professores da graduação e seu projeto de pesquisa.

Muryan destaca que, além da University of Oxford ser uma das mais renomadas do mundo, a proximidade da universidade inglesa com a Sociologia foi um fator decisivo para sua escolha: “Na universidade vou ter contato com professores renomados da área, como Peter Hedström que é um dos mais renomados estudiosos da sociologia analítica”, ressalta.

Após o mestrado, o ex-aluno da Ufes pretende fazer doutorado em Oxford e seguir a carreira de pesquisador ou docente em ensino superior. Muryan embarca para a Inglaterra no final de agosto e começa o mestrado em outubro.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)