Ex-estudante da Ufes, Sebastião Salgado é homenageado no Oscar 2015

23/02/2015 - 12:07  •  Atualizado 24/02/2015 17:49

O fotógrafo Sebastião Salgado, ex-aluno do curso de Economia da Ufes, foi homenageado na entrega do Oscar, na noite deste domingo, 22, em cerimônia realizada pela academia de cinema de Hollywood. O filme “O sal da terra”, indicado à estatueta na categoria documentário, mostra a obra e a trajetória de um dos mais respeitados fotógrafos do mundo e considerado o melhor fotojornalista documental da atualidade. O filme, dirigido por Juliano Salgado, filho do fotógrafo, e pelo cineasta alemão Wim Wenders, mostra a vida dele no Espírito Santo, onde estudou e trabalhou na juventude.

Nascido em 1944 na cidade Aimorés, Minas Gerais, na divisa com o Espírito Santo, Salgado veio morar em Vitória aos 15 anos. Em 1964 ingressou no curso de Ciências Econômicas da Ufes, onde se formou no final de 1967. “Tenho orgulho de ter passado boa parte da minha juventude neste lugar, que para mim é o mais bonito do Brasil”, declarou o fotógrafo em 2012, durante entrevista, quando filmava no Estado. O documentário revela a obra do fotógrafo ao longo de quatro décadas, a partir da exposição de imagens do “Projeto Gênesis”.

Sebastião Salgado começou a carreira de fotógrafo aos 30 anos, por acaso, depois de ganhar uma máquina fotográfica da esposa, Lélia, e decidiu abandonar a profissão de economista durante viagem à África. Em 1975 ele documentou as condições de vida dos camponeses e índios latino-americanos. Cobriu guerras e conflitos em diversas partes do mundo, além de grandes movimentos migratórios. Em 1981 foi o único fotógrafo a registrar o atentado contra o então presidente norte-americano Ronald Reagan, e então ganhou o definitivo reconhecimento internacional.

Foi com orgulho e satisfação que a Ufes viu a indicação do filme ao Oscar 2015, consolidando o reconhecimento internacional ao trabalho desenvolvido pelo fotógrafo.

Por Luiz Vital