Fames celebra seus 64 anos com apresentação gratuita no Teatro Universitário

21/05/2018 - 16:24  •  Atualizado 23/05/2018 11:35

A Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames) vai realizar um evento comemorativo aos seus 64 anos de existência no Teatro Universitário, nesta quarta, dia 23, a partir das 19h30. Com entrada gratuita, a ação vai contar com duo de violão, mostra de fotos históricas, exposição de gravações antigas registradas pela instituição e apresentação da Orquestra Sinfônica da Fames (foto) e convidados.

De acordo com o regente da Osfa, o professor e maestro Sanny Souza, o concerto comemorativo terá uma abordagem mais próxima do público – daí o nome “Concerto Popular”. No repertório, uma variada lista de clássicos da MPB, Bossa Nova e Beatles, cujo famoso “Álbum Branco” celebra o 50º aniversário este ano.

Dentre os clássicos da MPB, destaque para Caetano Veloso e Djavan, que serão interpretados pela cantora e professora da Fames Elaine Rowena. O professor Bruno Venturim tocará, ao piano, composições de Tom Jobim e Chico Buarque. As canções de Bossa Nova serão interpretadas pela estudante de canto Michelle Braga e os clássicos dos Beatles e da Bossa Nova terão acompanhamento de saxofone pelo vice-governador, César Colnago.

Os público interessado deverá retirar os ingressos na bilheteria do Teatro Universitário, a partir das 15 horas do dia 23 de maio. A distribuição estará sujeita à capacidade do teatro.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes.

História

A Fames é a mais antiga escola de ensino musical do estado. Criada em 12 de novembro de 1952, instalou-se somente dois anos depois, sob a denominação de Escola de Música do Espírito Santo (EMES). Em 2004, meio século depois de sua instalação, a instituição passou a ter a designação atual, em homenagem ao músico capixaba Maurício de Oliveira, morto em 2009.

A faculdade opera em três plataformas distintas e interconexas: ensino, com os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música Erudita e Popular; extensão, com os cursos permanentes de Formação Musical (erudita e popular), Musicalização Infantil e Música na Maturidade; e pesquisa, com os projetos Fames nas Comunidades, atendendo cerca de 3.700 alunos, e Fames nas Escolas, beneficiando, aproximadamente, 3.100 alunos da rede pública em todo o estado. Em 2017, o curso de Bacharelado em Música Popular foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.

Este ano, uma parceria entre Fames e as secretarias estaduais de Educação e Cultura, vai viabilizar a execução de um novo projeto, que visa oferecer aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo para cerca de 380 estudantes de 10 escolas da rede pública estadual. O objetivo é a formação da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado do Espírito Santo (OSJES).

Todas essas iniciativas estão de acordo com a missão da Fames, que é promover a educação musical em nível profissional, criando competências e habilidades musicais de jovens e adultos. “Nosso propósito é incentivar nossos alunos na busca pela excelência no desenvolvimento pessoal, artístico e científico, tornando-os relevantes, empreendedores e competitivos no mercado de trabalho”, explica o diretor da Fames Paulo Pelissari.

Texto: Adriana Damasceno