Febre amarela: Mais de 250 alunos são treinados para mutirão de vacinação

03/03/2017 - 12:58  •  Atualizado 06/03/2017 16:26

Mais de 250 estudantes de Medicina, Enfermagem e Farmácia da Ufes participaram nesta sexta-feira, 3, de um treinamento para atuar no mutirão de vacinação preventiva contra a febre amarela organizado pela Universidade.

Os estudantes participarão de todo o processo de triagem dos usuários, avaliando as pessoas que poderão tomar a vacina. A aplicação da vacina será realizada por 10 profissionais do Hospital Universitário e 10 do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A vice-reitora e professora do Departamento de Enfermagem, Ethel Maciel, participou do treinamento enfatizando a importância do mutirão. Ela relatou que o último caso de febre amarela aconteceu há mais de 70 anos e ressaltou que o Estado não tem profissionais suficientes para atender a grande demanda para a vacinação. Ethel enfatizou também da importância do mutirão para evitar uma epidemia urbana, que seria preocupante: “Estamos vivendo uma epidemia que ainda é silvestre. O risco é que esta epidemia se torne uma epidemia urbana”.

Durante o treinamento, a pró-reitora de Extensão e professora do Departamento de Medicina Social, Angélica Espinosa, apresentou uma análise sobre a doença, suas causas e consequências, bem como a prevenção. Logo após, a professora Leila Massaroni do curso de Enfermagem abordou o funcionamento da vacina, seus efeitos e reações.

Mutirão

O mutirão na Ufes será realizado neste sábado, dia 4, das 8 às 17 horas, nas salas da Ala 1 e 2 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Goiabeiras. A expectativa é imunizar cerca de 2 mil pessoas.

A vacinação estará aberta a toda a população do Estado e não será obrigatória a apresentação de comprovante de residência. É importante trazer o cartão de vacinação.

A ação também contará com a participação de professores da Universidade e tem o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.

A partir de segunda-feira, 6, o auditório do CEFD permanecerá funcionando como mais um posto de vacinação em Vitória. A previsão é que mil pessoas sejam imunizadas diariamente.

Texto e foto:Jorge Medina