Feira Literária Capixaba promete fim de semana com muita cultura e diversão

25/05/2018 - 18:14  •  Atualizado 30/05/2018 10:50

O final de semana promete muita cultura e diversão para quem visitar a 5ª Feira Literária Capixaba (Flic), que acontece até este domingo, dia 27, no campus de Goiabeiras.

No Palco das Artes, uma oficina literária com o professor Francis Kurkievicz, às 9h, dá início aos trabalhos neste sábado. Na sequência, várias atividades estão programadas, como a apresentação do Coral Garotas do Musicar, de Guarapari, às 13 horas; apresentação de dança folclórica pomerana, às 15h30; e o espetáculo Papo Reto, às 17 horas. Para encerrar o dia, haverá show musical com Soul Master Black, às 20 horas.

No espaço Arena Jovem, das 9h30 às 17 horas a atração é o projeto Livros Gigantes (foto), de Lilian Menenguci, com exposição e contação de histórias.

Já no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), haverá palestras e debates sobre os temas Literatura e História na Sala de Aula (9h30); A produção literária das academias regionais (15h); A leitura poética de trovas de Afonso Cláudio (16h); e Livro – da ideia ao leitor (19h).

Domingo

As atrações continuam no último dia da Feira. No Palco das Artes, às 9 horas, haverá apresentação do grupo de dança Balet Tesh; às 15 horas, destaque para o show da banda do 3o Batalhão do Exército Brasileiro. O sarau lítero-musical e jogral O poeta, as palavras e a poesia acontece às 19 horas, seguido da Cerimônia de Encerramento, marcada para 20 horas.

No auditório do CCE, os debates têm início às 9 horas, com uma mesa-redonda discutindo o tema Ética e Cidadania, e seguem durante todo o último dia da Feira. Às 15 horas, o Mágico Mandrakion faz uma apresentação para o público.

Já às 17h ocorre a entrega do Prêmio Capixaba de Literatura, seguida da palestra Afonso Cláudio – Jurista e Literato.

A Flic é um evento realizado pela Academia Espírito-santense de Letras (AEL), pela Academia Feminina Espírito-santense de Letras (Afesl) e pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), com apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, do Governo do Estado e do Sebrae.

O evento, gratuito, começou no dia 23 e tem atraído a atenção de centenas de visitantes, principalmente de estudantes de todo o estado, que participam de apresentações culturais, contação de histórias, mesas-redondas e lançamentos de 70 obras de autores capixabas..

A Flic tem o objetifo de abrir oportunidades para os talentos culturais e artísticos capixabas.

Na Tenda Cultural está montado o Espaço do Escritor, o Palco das Artes e o Espaço Arena Jovem. O Espaço do Escritor é onde acontecem os lançamentos de livros e vários autores capixabas vão apresentar suas obras no fim de semana, divididos entre os horários de 9h, 14h e 18h (veja programação

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Rogério Borges