Festival da Baleia 2017 começa nesta sexta, 14, com mesa interativa no CCHN

13/07/2017 - 18:36  •  Atualizado 14/07/2017 17:35

Começa nesta sexta-feira, 14, o Festival da Baleia 2017, evento multicultural capixaba que marcará o início da temporada das baleias-jubarte em águas do Espírito Santo. O evento começa com uma mesa interativa, que será realizada às 14 horas, no auditório do Anexo 3 do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, com entrada gratuita.

Com o tema "As Jubartes na rota de Vitória". A mesa contará com a participação do oceanógrafo e coordenador de pesquisa do projeto Amigos da Jubarte e Jubarte.lab, Paulo Rodrigues; do vice-presidente do Instituto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo; e do professor do curso de Oceanografia da Ufes, Gilberto Barros, que tem experiência na área de conservação de ecossistemas aquáticos.

O Festival é uma iniciativa do projeto Amigos da Jubarte e dos institutos Últimos Refúgios e Ecomaris, com o apoio da Ufes, Vale e Prefeitura Municipal de Vitória. As atividades serão realizadas até domingo, 16, educação ambiental, intervenções ambientais, ecoesportes, bate papo e apresentações artísticas.

O coordenador de Mídias e Conteúdo do projeto Amigos da Jubarte, Leonardo Merçon, conta que “a ideia é difundir informações sobre as baleias capixabas, sensibilizando as pessoas da importância ambiental, econômica e educacional que esses animais têm”. Segundo ele, a observação de baleias se praticada de forma responsável e aliada a esforços de conservação e práticas de educação ambiental, pode trazer inúmeros benefícios aos municípios costeiros contemplados pela migração anual desses animais.

O projeto Amigos da Jubarte, além de prever ações de caráter educacionais, científicos e culturais, aposta num novo panorama turístico, pautado no desenvolvimento sustentável, fomentando a indústria limpa, servindo principalmente de vetor para sensibilização ambiental.

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)