Festival Prato de Casa, do programa Bandejão, será transmitido ao vivo a partir desta quinta, 2

02/04/2020 - 12:17  •  Atualizado 03/04/2020 12:31

A 15ª edição do Festival Prato de Casa, evento promovido pelo programa Bandejão e veiculado pela Rádio Universitária FM (104.7), será transmitida pela internet a partir da noite desta quinta-feira, 2. Vários artistas se apresentarão até domingo, 5, e na próxima semana, de 9 a 12 de abril, ao vivo, sempre a partir das 19 horas. O público poderá acompanhar o festival pelo Instagram de cada artista ou pelo perfil @bandejaoradio.

A adequação foi necessária para atender a determinação da Administração Central, que suspendeu atividades presenciais e eventos coletivos no âmbito da Universidade como medida de prevenção à COVID-19. “Devido à quarentena, ficou inviável realizar o festival na Ufes, como sempre fizemos. Com isso, tivemos a ideia de reformular, e agora o Festival Prato de Casa vai trazer show ao vivo pelo Instagram”, diz uma das organizadoras do evento, a estudante de Publicidade e Propaganda Loren Carvalho.

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, acredita que a solução encontrada pela equipe do Bandejão para realizar o festival no período de isolamento social foi acertada: “Estamos vivendo um momento muito delicado e é bom poder levar cultura e entretenimento às pessoas nesse período”.

Oportunidade

O festival é um espaço de lançamento de novas bandas e músicos capixabas e tem como objetivo dar a esses novos artistas a oportunidade de divulgarem sua produção no cenário musical capixaba. A ideia do Festival Prato de Casa nasceu de um quadro do programa Bandejão, que vai ao ar na Rádio Universitária FM de segunda a sexta-feira, das 13 às 14 horas. O Bandejão é um projeto de extensão, atualmente coordenado pelo professor do Departamento de Comunicação Social Pedro Marra. Está no ar desde 2004, sendo produzido e apresentado por estudantes do curso.

Artistas como André Prando, Morenna, Léo Benites, Erika Nasser e Daniel Furlan já estão confirmados para se apresentarem nesta edição do festival. Cada músico fará, em média, 30 minutos de show e o festival terá, diariamente, a apresentação de até cinco artistas.

“O público vai poder depositar valores de couvert para os artistas que estão impossibilitados de realizar shows devido à quarentena. Os depósitos serão feitos por meio do aplicativo Pic Pay, que será fixado na live”, explica Loren. O pagamento de qualquer valor é opcional e vai direto para o artista.

“O Prato de Casa é um importante projeto de valorização de novidades musicais capixabas. Com essa apresentação virtual e a possibilidade de que o público contribua financeiramente com os artistas, a Rádio Universitária FM cumpre seu papel de incentivar a produção local”, reforça Borges.

Para saber detalhes sobre a programação do festival e os artistas já confirmados, os interessados devem visitar as redes sociais do programa Bandejão (@bandejaoradio). O Festival Prato de Casa tem apoio da Secretaria de Cultura da Ufes.

Texto: Adriana Damasceno