Filme "As Ineses" estreia no Cine Metrópolis. Conheça a programação da semana

13/02/2019 - 11:23  •  Atualizado 14/02/2019 15:21

A partir da próxima quinta-feira, 14, o Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, estreia o filme As Ineses (foto), uma coprodução de Brasil e Argentina. O documentário nacional Fevereiros também segue em cartaz e o público pode assistir às duas obras até o dia 20 de fevereiro.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), e estudantes da Universidade têm entrada gratuita.

Confira a programação completa:

As Ineses

Dirigida por Pablo José Meza, esta comédia dramática conta a história de duas melhores amigas e vizinhas, que engravidam ao mesmo tempo. Nove meses depois, os partos acontecem na mesma hora, no mesmo hospital.

Acontece que a loira Carmen começa a suspeitar de algum erro quando recebe um bebê moreno, enquanto a morena Rosa recebe uma criança loira. Esse “detalhe” faz com que aflore, nas famílias, a dúvida: teria havido uma troca no berçário?

Durante todo o filme, paira a confusão sobre a paternidade das garotas – que recebem o mesmo nome, para evitar maiores problemas. A narrativa está focada em cinco adultos (quatro pais e uma sogra), que passam o tempo brigando e gritando uns com os outros a respeito da desconfiança constante.

O filme se passa numa época anterior aos testes de DNA, o que faz com que seja impossível comprovar a maternidade.

Sessões: Quinta-feira (14), às 14h; sexta-feira (15), às 16h; sábado (16), às 16h30; domingo (17), às 16h30; segunda-feira (18), às 14h; terça-feira (19), às 16h; quarta-feira (20), às 14h.

Fevereiros

Este documentário, dirigido por Márcio Debelian, tem Maria Bethânia como personagem principal, abordando a homenagem feita pela Escola de Samba Mangueira à cantora baiana em 2016, ano em que foi campeã. Fevereiros foi filmado durante a preparação da Escola, entre o final de 2015 e o começo do ano seguinte, e fez uma viagem pelo Recôncavo Baiano, seguindo a Bethânia nas festas populares de Santo Amaro, sua cidade natal.

Entre o Rio de Janeiro e a Bahia, o filme descobre o universo que inspirou o desfile e aponta conexões entre as tradições do Recôncavo e o surgimento do samba carioca, que chegou a ser enquadrado na lei da vadiagem.

O documentário traz depoimentos do irmão de Maria Bethânia, Caetano Veloso; do cantor Chico Buarque; do carnavalesco da Escola, Leandro Vieira; do historiador Luiz Antônio Simas; do poeta Mabel Velloso; do porta-bandeira da Mangueira Squel Jorgea; além da própria Bethânia, que explica, dentre outras coisas, o motivo pelo qual a obra recebeu o nome de Fevereiros.

Sessões: Quinta-feira (14), às 16h; sexta-feira (15), às 14h; sábado (16), às 18h; domingo (17), às 18h; segunda-feira (18), às 16h; terça-feira (19), às 14h; quarta-feira (20), às 16h.

Texto: Adriana Damasceno