Final de ano e recesso acadêmico: confira o funcionamento dos espaços culturais da Ufes

21/12/2023 - 17:22  •  Atualizado 02/01/2024 11:15

Os espaços culturais do campus de Goiabeiras da Ufes terão seus horários de funcionamento alterados até fevereiro de 2024, em função das festas de final de ano e do recesso acadêmico. As mudanças compreendem o período de 26 de dezembro deste ano a 16 de fevereiro de 2024.

A medida segue as portarias que tratam das festividades do Natal e do Ano-Novo e do recesso das atividades acadêmicas, com a consequente redução das demandas de serviços pela comunidade universitária.

A partir do dia 25 de dezembro, a Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP) estará fechada para visitação, reabrindo as portas no dia 8 de janeiro. Até o dia 16 de fevereiro, a galeria funcionará das 9 às 13 horas. Com mais de 40 obras de estudantes dos cursos de Artes da Ufes, a GAP promove a exposição Ocupar... ainda não? até o dia 8 de março. Agendamentos para visitas em grupo podem ser feitos pelo e-mail gapvix@gmail.com.

Já a Galeria Espaço Universitário (Gaeu) exibe uma reunião de fotografias do artista Nicolas Soares, intitulada Por uma crise da imagem, até março de 2024. Durante o período de 26 de dezembro a 1º de janeiro, a galeria ficará fechada e retornará no dia 2 de janeiro. Até o dia 16 de fevereiro, a Gaeu funcionará de segunda a sexta, das 9 às 13 horas. Para agendamento de grupos, é preciso preencher um formulário neste link.

A Livraria da Ufes, que comercializa os títulos publicados pela Editora da Ufes (Edufes), funcionará apenas pelo e-mail livrariaedufes@ufes.br no período de 26 de dezembro a 5 de janeiro de 2024. Do dia 8 de janeiro a 16 de fevereiro, a livraria retorna ao atendimento presencial, de segunda a sexta, das 8 às 14 horas.

Após a realização do CantarES, o Teatro Universitário entrará em recesso, com as férias da equipe técnica. A partir do dia 25 de janeiro, o espaço voltará a abrir para formaturas dos cursos da Universidade. A programação cultural retornará no dia 10 de março.

Localizado no Centro de Vivência do campus, o Cine Metrópolis também retornará à programação regular em março, no início do período letivo de 2024. O cinema está em fase final de reforma das instalações, incluindo manutenção no projetor e nos sistemas eletrônico e de ar-condicionado.

Planetário e Museu de Ciências da Vida

Até o dia 28 de dezembro, o Planetário de Vitória segue com sua programação regular: sessões sem necessidade de agendamento de terça a quinta-feira, às 11 e às 17 horas. Nos dias 22 e 29 de dezembro, o atendimento também é aberto ao público, das 18 às 19h30.

A partir do dia 2 de janeiro de 2024, tem início a programação de férias do Planetário, que ocorre até o último dia do mês. Nesse período, as apresentações acontecem de terça a sexta-feira, das 15h30 às 19 horas. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada apresentação, por ordem de chegada.

O Museu de Ciências da Vida (MCV) estará fechado para manutenção no período de 23 de dezembro a 15 de janeiro. De 16 de janeiro a 16 de fevereiro, o MCV funcionará de segunda a sexta-feira, de 9 às 12h30.

Texto: Leandro Reis