Fundações apoiam mais de 100 projetos da Universidade

16/06/2016 - 09:41  •  Atualizado 17/06/2016 18:09

A Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest) e a Fundação de Apoio “Cassiano Antônio Moraes” (Fucam), vinculada ao Hospital Universitário, apoiam mais de 100 projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da Ufes. Essas fundações foram criadas para incentivar as ações desenvolvidas pela Universidade, bem como colaborar, por meio de recursos adequados e disponíveis, em programas e projetos desenvolvidos com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que visem o fomento e a realização do desenvolvimento tecnológico do Espírito Santo com sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Nos endereços: www.fest.org.br e www.fucam.org.br podem ser encontradas informações sobre o coordenador e os objetivos de cada projeto. Para obter mais detalhes sobre cada iniciativa, o Departamento de Convênios e Contratos (DCC) da Ufes, responsável por atuar como agente executor da política e diretrizes de contratos e convênios da Universidade, está com um novo site, visando promover maior transparência e controle social dos gastos públicos. No endereço www.contratos.ufes.br o internauta terá acesso aos detalhes sobre cada contrato como o projeto básico, a planilha orçamentária e a execução financeira.

Todo contrato firmado com as fundações de apoio possuem um gestor, um fiscal e um ordenador de despesa e cabe ao DCC elaborar esses contratos. Já o fiscal, o gestor e o ordenador de despesa são responsáveis pela sua execução e acompanhamento. O gestor é quem propõe o projeto, o fiscal é nomeado pelo reitor e o ordenador de despesa é o diretor da unidade administrativa. Ao final do processo, o gestor do contrato deve prestar contas dos recursos ao DCC.

Além de apoiar os projetos da Universidade, as fundações também desenvolvem programas de concessão de bolsas de ensino, pesquisa e extensão, promovem a qualificação e capacitação profissional e desenvolvem metodologias e consultorias técnicas nas áreas de modernização gerencial e gestão estratégica focadas na melhoria de resultados de inovação, produtividade e competitividade, tanto no setor privado como também no público.

Texto: Hélio Marchioni