Galeria de Arte e Pesquisa abre edital para selecionar propostas de arte contemporânea

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP/Ufes) abriu, nesta quarta-feira, 26, o período de inscrição para que estudantes de graduação e de pós-graduação do Centro de Artes da Ufes enviem seus trabalhos de arte contemporânea que, após selecionados, serão publicados nas redes sociais da Galeria. As propostas do edital Continuidades devem ser enviadas até as 23h59 do dia 25 de setembro, exclusivamente por meio de preenchimento de ficha de inscrição no link https://url.gratis/P6PAG. O resultado da convocatória será divulgado a partir do dia 9 de outubro.

Continuidades é o primeiro edital da GAP que visa selecionar trabalhos a serem expostos virtualmente, no Instagram (https://www.instagram.com/gap.ufes/) e no Facebook (https://www.facebook.com/gapufes/). Os proponentes devem optar por uma categoria entre as opções “registros em foto ou vídeo de trabalhos prontos”; “registros em foto ou vídeo de trabalhos em processo”; e “propostas específicas para mídias sociais”. Segundo a coordenadora da Galeria, professora Ananda Carvalho, os trabalhos podem abordar qualquer temática: “Estamos à procura de propostas diversas. Nosso intuito é divulgar essas produções e promover o pensar sobre a arte contemporânea durante o contexto atual, experimentando e refletindo sobre isolamento e crises econômica, política e social”.

Cada proposta deve conter até oito fotos ou um vídeo de até um minuto, além de um texto de apresentação de até 1.400 caracteres, que pode ser um depoimento, uma narrativa ou uma sinopse da obra. “É importante que o texto conte o que o proponente gostaria que o público soubesse, mas que não está explícito nas imagens”, ressalta a coordenadora. Serão recebidos até três trabalhos de cada proponente, que pode ser um indivíduo ou um grupo de pessoas. “Mas, cada estudante só será selecionado em uma proposta. Esse critério justifica-se pela intenção de dar oportunidade de exibição para o maior número de alunos possível”, explica Ananda Carvalho.

Avaliação

Uma Comissão de Seleção, composta por especialistas da área de Artes Visuais do Conselho Curatorial da GAP, será a responsável pela avaliação das propostas. Dentre os critérios avaliados, estão caráter inovador em linguagens contemporâneas, domínio técnico e adequação às mídias sociais da GAP. Os trabalhos selecionados serão postados diariamente nas redes sociais da Galeria, após a divulgação do resultado final.

“No atual contexto, muitas questões, incômodos e anseios nos atravessam, mas continuamos a acreditar na importância dos diálogos coletivos por meio da arte. Pensando nisso, convido os estudantes do Centro de Artes a compartilharem suas obras e processos criativos em arte contemporânea por meio deste edital”, conclui a coordenadora.

O edital completo está disponível em http://gap.ufes.br/conteudo/edital-continuidades. Dúvidas sobre a convocatória devem ser enviadas para o email gapvix [at] gmail.com.

A exposição virtual Continuidades conta com o apoio do Centro de Artes da Ufes.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.