Galeria de Arte e Pesquisa abre exposição coletiva sobre o sono

26/08/2019 - 17:13  •  Atualizado 27/08/2019 18:34
Compartilhe

O sono é o ponto de partida para uma exposição coletiva e para atividades culturais que a Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), no campus de Goiabeiras, inaugura nesta terça-feira, 27. A partir das 19 horas, a mostra Ao redor do sono estará aberta ao público, o qual poderá conhecer trabalhos de 12 artistas que buscam debater o sono na arte contemporânea. A entrada é gratuita.

Um pouco antes da abertura, às 18 horas, a Gap promoverá uma conversa com os artistas Julia Amaral (Florianópolis), Ana Lucia Viela (Goiânia) e Tom Boechat (Vitória). Além dos três, a exposição ainda traz obras de Aline Dias, Augusto Benetti, Camila Silva, Diego Rayck, Elke Coelho, Gisele Ribeiro, Raquel Stolf, Raquel Garbelotti e Murilo Paoli, pesquisadores de Vitória, Florianópolis, Goiânia e Londrina, que responderam à questão do sono com abordagens e perspectivas singulares.

Um dos pontos de partida para a criação da exposição foi o livro 4/7 Capitalismo tardio e os fins do sono, do crítico de arte norte-americano Jonathan Crary. Na obra, o autor analisa o regime temporal de consumo e trabalho do mundo contemporâneo e como essa disponibilidade ininterrupta esfacela pausas e ritmos fundamentais para a atividade reflexiva.

A mostra coletiva Ao redor do sono fica aberta para visitação até o dia 4 de outubro, e o público pode conhecer as obras de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 4009-2586.

Filmes e sons

Além da exposição, outras atividades culturais gratuitas estão inseridas na programação de Ao redor do sono. No dia 30 de agosto, será realizada, às 18h20, no Centro Cultural Sesc Glória (centro de Vitória), a projeção do filme Sono, composto por vídeos de estudantes de Artes da Ufes e trilha sonora do Grupo de Experimentação Sonora (Gexs), do curso de Música. Na ocasião, o Gexs vai realizar performance sonora ao vivo.

Já o Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, exibirá filmes entre os dias 17 e 20 de setembro, das 13 às 15 horas. No último dia, quando haverá debate com pesquisadores convidados, a programação se estenderá até as 18 horas.

Encerrando as atividades, o curador do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, Raphael Fonseca, estará na GAP no dia 27 de setembro para participar de uma conversa com o público. Durante o evento, com início às 15 horas, será lançado e distribuído o livro Ao redor do sono, uma publicação dos artistas envolvidos no projeto.

Para conhecer mais sobre o Ao redor do sono, basta acessar o site elegiadosono.wixsite.com/sono ou acompanhar as redes sociais facebook.com/projetosono e @projetosono.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho