Galeria Espaço Universitário abre exposição com obras de Lincoln Guimarães

A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), no campus de Goiabeiras da Ufes, abre nesta quinta-feira, 9, a exposição Pinturas e Columbários, apresentando 12 telas e quatro columbários do artista plástico e professor do Centro de Artes da Ufes Lincoln Guimarães. A abertura da exposição será às 19 horas, com a presença do artista que estará disponível para conversar com os visitantes. A entrada é gratuita.

Pinturas e Columbários é a primeira exposição do artista a receber um nome específico. Lincoln diz nunca ter achado sentido em nomear suas mostras, uma vez que os trabalhos não tinham títulos. Assim, todas as outras exposições individuais receberam a denominação simples de Pinturas. “Chamar uma exposição pelo nome do gênero do objeto exposto é um modo de remeter o observador à coisa mesma, sem oferecer balizas de leitura”, explica Guimarães.

Somente uma das obras expostas na Gaeu não possui título o que, para o artista, justifica a escolha de um nome para a atual exposição. São trabalhos que tratam da pintura, ainda que não sejam pinturas no sentido estrito, às quais ele chamou de “columbários”, que são nichos nos cemitérios onde são depositadas as urnas contendo as cinzas dos mortos após a cremação. “Dei esse nome devido à aparência dos trabalhos, embora as minhas preocupações estéticas sejam prioritariamente de ordem formal e não de ordem temática”, analisa ele.

A primeira exposição individual de Lincoln Guimarães foi na própria Gaeu, em 1988, sob a coordenação da curadora Neusa Mendes. Desde então, o artista participou de várias mostras coletivas e quatro individuais, sendo esta a quinta. “É estimulante voltar à Galeria depois de 30 anos. De tempos em tempos, o artista deve expor o que faz, já que a exposição nos permite perceber a potência do nosso trabalho com uma acuidade que não é possível no ateliê”, observa. Sobre o contato com o público, Lincoln é categórico: “Com frequência as pessoas manifestam suas impressões a respeito de uma exposição e dizem coisas inesperadas. É muito bom ter a oportunidade de ouvi-las, mesmo quando suas observações não são elogiosas”.

Algumas das obras da atual exposição surgiram da retomada de pinturas que estiveram guardadas por muitos anos no ateliê de Lincoln, sem que fosse decidido o que fazer com elas: “Chamei-as de exumados, por terem sido recuperadas de uma situação semelhante ao estado de coma”.

O artista

Lincoln Guimarães graduou-se em Artes Plásticas na Ufes em 1980 e sempre demonstrou particular interesse por desenho, pintura e teorias da arte. Percebeu logo a vocação para a docência e, em 1991, tornou-se professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade. Antes, em 1986, começou a pintar profissionalmente e atualmente divide seu tempo entre docência e pintura. “As atividades de artista permitem que eu faça o que ensino; as atividades de professor exigem que eu me mantenha estudando o que faço”, sintetiza.

A exposição Pinturas e Columbários ficará na Gaeu até o dia 31 de outubro e estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas. Visitas em  grupos escolares devem ser agendadas por meio do telefone (27) 4009-7853.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.