Galeria Espaço Universitário prepara workshop com o historiador Júlio Martins

19/03/2014 - 10:33  •  Atualizado 21/03/2014 15:44
Compartilhe

Por Julia Grillo (*) e Thereza Marinho, com foto de Thaiana Gomes (*)

A Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU) prepara para maio o workshop “Cúando tú for mi leva” com o historiador de arte e editor, Júlio Martins. O workshop será pautado principalmente num estudo crítico do acervo da GAEU e propõe formar uma equipe curatorial para produzir uma exposição, com abertura prevista para 9 de maio.

Esta semana a equipe da galeria está realizando reuniões para definição das frentes de trabalho. O workshop é inspirado no campo semântico que a obra “Cúando tú for mi leva. A lembrança Vitória”, de Elpídio Malaquias, abre sobre ideias de trânsito genealógico, geográfico, formais e simbólicos e de linguagens.

Os interessados em participar do workshop devem enviar um e-mail para jm.juliomartins2@gmail.com, com o assunto “inscrição workshop”, incluindo o currículo resumido, um parágrafo expondo as intenções de pesquisa e três referências representativas do interesse desta.

Acervo

A Galeria de Arte Espaço Universitário possui um acervo de cerca de duas mil e quinhentas obras pertencentes à Ufes, que atualmente passa por um processo de registro documental, inventário, higienização, catalogação e acessibilização.

O público pode acompanhar o trabalho de documentação, que está sendo realizado durante todas as manhãs, até o final de março. “Ao acompanhar o trabalho, os visitantes poderão conhecer como se fotografa uma obra de arte e os cuidados técnicos necessários para sua conservação”, explica a coordenadora da galeria, Neusa Mendes.

O processo de documentação do acervo da GAEU teve início em outubro do ano passado, após a galeria ser contemplada em edital da Secretaria de Estado da Cultura com o projeto Catalogação e Higienização de Obras do Acervo da Galeria de Arte Espaço Universitário, de iniciativa de Neusa. O trabalho conta com a participação das fotógrafas Márcia e Inês Capovilla, e a assessoria dos professores Attílio Colnago e Gilca Flores, do Núcleo de Conservação e Restauração do Centro de Artes, além do apoio de oito estagiários.

(*) Bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho