Galeria Espaço Universitário abre exposição nesta quinta, 6, com parte de seu acervo fotográfico

Neste ano em que completa 40 anos, a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) abre parte da sua valiosa coleção artística para o público com a exposição Múltiplo Comum – Obras do acervo fotográfico. A abertura da exposição será nesta quinta-feira, 6, às 19 horas, na galeria, no campus de Goiabeiras. Compõem a exposição 101 fotografias de 56 autores, entre fotógrafos e artistas. Outras 73 fotografias de 14 autores também serão incorporadas à coleção da Gaeu, sendo que 14 delas também serão expostas. A exposição é um projeto da Secretaria de Cultura da Ufes, executado pela Gaeu, com curadoria do professor de fotografia Tom Boechat, do Departamento de Artes Visuais, e de Bruno Zorzal, pesquisador de fotografia da Universidade de Paris 8.

Das 1.700 obras que compõem o acervo da Gaeu – a maior coleção de arte do Espírito Santo – pouco mais de 300 são fotografias que registram a produção de imagens dos últimos 50 anos no Estado. De acordo com Tom Boechat, o conceito da exposição é incorporar a multiplicidade de temas, técnicas e abordagens que caracterizam a coleção. Segundo ele, os autores das obras são fotógrafos profissionais e artistas que trabalham com imagem. “Fotógrafos, fotógrafos-artistas e artistas-fotógrafos entram em diálogo na exposição”, observa Boechat, que é professor e desenvolve trabalhos sobre fotografia contemporânea.

Os conjuntos expostos de fotografias mostram a pluralidade da coleção da Gaeu, segundo contextualiza Bruno Zorzal, que também é membro da cooperativa de pesquisa Retina Internacional. Os curadores dizem que, deliberadamente, não optaram pela harmonia ao selecionar o material que estará exposto. “Optamos pelo ruído provocado pela diferença”. Eles adiantam: “A exposição propõe relações não estabelecidas originalmente pelos artistas-autores, mas por nós, dois artistas-curadores que vimos nesta ação um espaço de criação”. E completam: “Trata-se de garimpar e tecer associações dentro de uma pluralidade de obras, poéticas, autores e universos, estabelecendo conexões que trazem ao primeiro plano as multiplicidades e as diferenças”.

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, comemora a realização da exposição, que ele considera uma ação fundamental na democratização do acesso do público ao importante acervo artístico da Gaeu, onde é catalogado e preservado. “Tanto melhor é a Universidade quanto maior for a sua capacidade de representar o recorte cultural de seu país e as regiões onde se situa”, argumenta. “Quanto mais democrática e horizontal em suas decisões, melhor será a Universidade”, completa. O secretário sustenta que a exposição Múltiplo Comum permite que a Ufes cumpra o seu papel de organismo dinâmico e de diálogo com a sociedade, ao apresentar ao público essa parte do seu acervo de obras de arte.

Os autores das obras, todos com trabalhos reconhecidos pelo público, são: Albérico Rocha Júnior, Alex Krusemark, Aline Dias, André Alves, André Arçari, Apoena Medeiros, Bruno Miranda, Bruno Zorzal, Camila Silva, Cássia Pires, Cintia Martins, Cláudio Versiani, Cristiane Reis, David Protti, Delton Souza, Didico, Douglas Salomão, Edson Chagas, Elisa Queiroz, Fabio Vicentini, Fernando Augusto, Gabriel Lordêllo, Gil Vicente, Humberto Capai, Ignez Capovilla, João Victor Coser, José Carlos de Oliveira, Leandro Queiroz, Lou Isky, MAC, Marcelo Gandini, Márcia Capovilla, Marcus Vinícius, Murilo Ferreira da Rocha, Nelson Felix, Nicolas Soares, Nilson Santos, Orlando da Rosa Farya, Pardal, Renato Marianno, Roberto Burura, Roger Moore, Rômulo Fialdini, Rômulo Mussielo Filho, Rosana Paste, Rosindo Torres, Samuel Vieira, Simone Guimarães, Sofia Campilho, Tadeu Bianconi, Tom Boechat, Victor Deprá, Vitor Nogueira, Walace Fernando Neves e Walter Ghelman.      

Serviço:

Evento: Exposição Múltiplo Comum — Obras do acervo fotográfico
Abertura: 6/12, às 19h, na Galeria Espaço Universitário, campus de Goiabeiras
Visitação: De 7 de dezembro a 5 de abril de 2019, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Visitas monitoradas: O serviço educativo gratuito da Gaeu/Ufes é oferecido a estudantes das redes pública e privada, ONGs, associações e grupos diversos. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (27) 4009-7853 ou pelo e-mail educativogaleria.supecc [at] ufes.br

 

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.