Galeria Espaço Universitário lança neste sábado, 23, o projeto Conversações sobre Arte

Durante a pandemia do novo coronavírus e o consequente isolamento social, a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) vem desenvolvendo ações virtuais, para que o público possa acompanhar as atividades culturais de casa. Além da série Ver-Rever, no ar desde o dia 8 de maio, a equipe da Gaeu lança neste sábado, 23, o projeto Conversações sobre Arte.

O projeto é um espaço de diálogo sobre o universo cultural e pretende promover um bate-papo com artistas, professores e pessoas envolvidas com a cultura capixaba, contando com a mediação do chefe da Divisão de Artes Plásticas Fernando Augusto dos Santos Neto.

A primeira conversa vai ao ar às 10h30, com transmissão simultânea pela Rádio Universitária 104.7 FM. O primeiro convidado será o artista visual, pesquisador e professor do Departamento de Artes Visuais (DAV) Carlos Borges.

74 Artistas

Já em junho, terá início a exposição on-line 74 Artistas. Desdobramento da mostra Doação D!, realizada no Rio de Janeiro, 74 Artistas traz para a Gaeu um projeto renovado, no qual 74 artistas de todo o Brasil vão doar suas obras para o acerto da Galeria ao final da exposição virtual. A mostra tem início no dia 2 de junho.

“A Secretaria de Cultura da Ufes, ao realizar essa exposição, renova o compromisso de avaliar seu acervo à luz da história e da arte, de verificar seu lugar no contexto da arte brasileira e de atuar na sua difusão, disponibilizando-o para estudo, pesquisa e apreciação”, explica Neto.

Ver-Rever

O público que acompanha o perfil da Galeria no Instagram já conhece o projeto Ver-Rever, que apresenta, a cada sexta-feira, um novo vídeo com depoimento de artistas capixabas que tiveram suas obras expostas na Gaeu. Já passaram por lá nomes como Lincoln Guimarães, José Carlos Vilar e Lara Felipe.

As próximas semanas apresentarão os depoimentos de Nelma Pezzin, Rosindo Torres, Luciana Cardoso, César Cola, Maruzza Valdetaro, Luciano Boi e Dilma Goes, além de outros vídeos que já estão sendo editados e serão disponibilizados ao público em uma segunda etapa do projeto, o qual é realizado com o apoio da Superintendência de Comunicação, por meio da TV Ufes.

Todas as ações são coordenadas pela Secretaria de Cultura da Ufes e estarão disponíveis no perfil da Galeria de Arte Espaço Universitário no Instagram (@gaeu.ufes).

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.