GAP abre exposição coletiva Alteridades nesta terça feira, dia 3

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) abre ao público nesta terça feira, dia 3, a partir das 18 hroas, a exposição coletiva Alteridades, com os artistas André de Sá, Fernando Accarino e Regina Johas, que dialogam no espaço expositivo da GAP com trabalhos de pintura e vídeo.

As obras utilizam linguagem pictórica, em pequenos e grandes formatos, e a exposição confronta estilos distintos e até antagônicos da pintura.

Alteridades pode ser visitada até o dia 1º de novembro, das 8 às 19 horas. A entrada é gratuita e a exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes e do Instituto Direito e Arte.

A Galeria de Arte e Pesquisa fica no campus de Goiabeiras, em frente ao Centro de Vivência.

Sobre os artistas:

Fernando Accarino - Na pintura recente de Fernando Accarino está presente a silhueta que há mais de uma década faz parte do seu repertório plástico e a estrutura geométrica que, ao serem utilizadas no momento da construção do desenho no plano dos suportes tela ou papel, operam como um meio de ordenação do espaço da obra. O artista considera como questão importante no seu trabalho a articulação dos vários espaços criados através das formas que ao serem aplicadas hora com tinta a óleo, grafite e óleo em bastão, conforme o suporte utilizado, propõem a alteração referencial do plano pictórico criando relações de avanço e recuo na percepção do espectador através de contrastes cromáticos. 

Regina Johas - Swamp é uma videoinstalação que traz imagens e sons de lugares e situações distintos, colhidos ao longo de 2015 e 2016: os mangues de Celestún, situados na província de Yucatan (México), rotas capturadas em viagens entre o continente europeu e americano e excertos de imagens de segunda geração, apropriados de filmagens de mangue feitas por outros artistas.

André De Sá - Em sua ação pictórica, propriamente dita, nota-se um imbate intenso com a pintura, os gestos de André não se esvaem em acontecimentos psíquicos, pictóricos e corporais aleatórios, antes, traduzem ações que refletem, cristalizam, edificam parâmetros construtivos de imagens autorreferentes. Retratos de si. Retratos de alteridades.

Texto: Thereza Marinho
 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.