Gemologia: Da Ciência à Arte é a nova exposição da Biblioteca Central

11/08/2016 - 17:59  •  Atualizado 15/08/2016 17:04
O curso de Gemologia da Ufes abre nesta sexta-feira, 12, a partir das 19 horas, a exposição “Gemologia: Da Ciência à Arte”, uma mostra coletiva dos estudantes, ex-alunos e professores de curso de Gemologia da Universidade.

A exposição está montada no segundo piso da Biblioteca Central da Ufes, no campus de Goiabeiras, e é composta com 53 trabalhos - entre desenhos, pinturas, fotografias, vídeos, joias, gemas lapidadas e minerais brutos - que retratam a arte e a ciência por trás dos minerais.

A mostra é um projeto da artista plástica Shelley Bomfim, organizado juntamente com Marcus Dutra e Isabelle von Randow, todos alunos do curso de Gemologia.

A entrada é gratuita, mas os visitantes poderão doar 1 kg de alimento não perecível, material de limpeza ou de higiene, que serão doados a Fundação Itaka Escolápios/Centro São José de Calasanz, que atende a população carente dos bairros de Feu Rosa e Vila Nova de Colares, em Serra.

“Gemologia: Da Ciência à Arte” poderá ser visitada até o dia 24 de setembro, de segunda a sexta­-feira, das 9 às 20 horas e aos sábados das 8 às 12 horas. Mais informações pelo e-mail expogemologia@gmail.com ou pela fanpage:  https://www.facebook.com/expogemologia .

Gemologia

A Gemologia é a ciência que estuda as gemas (pedras preciosas) e materiais gemológicos. Estuda também as características mineralógicas e os processos de tratamento. Identificando se é natural, sintético, artificial ou imitações.

O curso de graduação em Gemologia da Ufes é o único oferecido no País. Criado em 2009, oferece aos seus alunos uma formação em três áreas do conhecimento: Ciências Sociais, Geociências e Artísticas. Ao final do curso, os estudantes estão aptos a identificar, produzir e avaliar gemas e joias, suas técnicas de lapidação, cravação, gravação, design, montagem e confecção de joias. Além disso, poderão confeccionar artesanatos, realizarem pesquisas em minerais brutos e lapidados e participarem de todo o processo de comercialização de gemas e de joias.

Texto: Jorge Medina