Gestores de IES capixabas compartilham experiências de internacionalização

23/04/2018 - 17:29  •  Atualizado 26/04/2018 11:21

Reitores e gestores de instituições de ensino superior (IES) do Espírito Santo se reuniram nesta segunda-feira, 23, na Ufes para participar do I Encontro da Internacionalização da Educação do Espírito Santo: experiências do Brasil, França e Estados Unidos.

O encontro, promovido pela Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (RIEES), contou com a presença da vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel; do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pella; do reitor da Universidade de Vila Velha (UVV), Heráclito Pereira Júnior; dos diretores da Faculdade do Centro Leste (UCL), Marcos Motta e Zirlene Effgen; e do secretário de Relações Internacionais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Bruno Teixeira.

Também participaram do evento pró-reitores da Ufes e do Ifes, representantes do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), professores e estudantes.

A vice-reitora Ethel Maciel destacou o fato de, com menos de um ano de formalização, a Rede já tenha experiências a compartilhar: “É muito bom isso. É um prazer recebe-los aqui e agradecemos aos palestrantes por compartilharem suas experiências conosco”.

Para a secretária de Relações Internacionais da Ufes e presidente da Rede, professora Patrícia Alcântara Cardoso, o encontro foi uma oportunidade para que gestores da área de Educação e docentes conheçam diferentes experiências de internacionalização.

Para isso, os participantes assistiram a duas palestras. A primeira com a diretora de Relações Internacionais da Universidade de Lorraine/França, Nathalie Fick (foto), que falou sobre O papel das relações internacionais no ecossistema da universidade; e a segunda com o professor Lukas Murphy, da Columbia University/EUA, que abordou o tema Um caminho para a internacionalização do currículo. Ele participa de programa de internacionalização do currículo do ensino médio junto ao Ifes.

Cooperação internacional

A Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo foi instituída em junho de 2017 com o objetivo de criar um grupo de colaboração entre as instituições participantes para promover e fomentar a cooperação internacional das instituições de ensino do estado, com universidades e centros de pesquisa estrangeiros, por meio de ações conjuntas, troca de informações e experiências relacionadas à cooperação internacional.

O encontro, realizado no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro), no campus de Goiabeiras (Vitória).

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina