Grupo Andora representa o Espírito Santo no Festival do Folclore de Olímpia

02/08/2016 - 16:55  •  Atualizado 03/08/2016 18:04

A Cia de Dança Andora Ufes vai representar o Espírito Santo na  52ª edição do Festival do Folclore de Olímpia, em São Paulo, entre os dias 6 e 14 de agosto. O evento reúne a cultura de diversos estados e, neste ano, o estado homenageado é o Espirito Santo.

“O grupo apresentará um pouquinho da sutileza do jongo, dos tambores de congo, dos pandeiros do Ticumbi, entre outras manifestações culturais capixabas. Vamos participar mais um ano do Festival mas, dessa vez, tendo a honra de ser o grupo que vai representar o estado do Espírito Santo, em terras paulistas", comemora Taysnara Gomes, da Comissão de Comunicação da companhia.

Extensão

A Cia de Dança Andora Ufes, também denominada Grupo Para-folclórico Andora, é fruto de um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Ufes, sediado no Centro de Educação Física e Desportos. Tem como objetivo a formação de professores para atuação direta no ensino do folclore em escolas e comunidades do estado do Espírito Santo. Nesse sentido, o grupo é um dos braços ilustrativos do método de formação adotado pelo projeto, promovendo a pesquisa nas comunidades, nas festas e apresentações; tratando os dados em laboratórios e oficinas, produzindo o material didático, e sistematizando as danças e as apresentando em eventos de oportunidade social e cultural. A produção é registrada, armazenada e colocada à disposição pública, com objetivo de preservação, resgate e divulgação do patrimônio imaterial destas manifestações.

Por ser um grupo universitário e para-folclórico, seu repertório é bastante diversificado e se estende por diversas regiões do Brasil. Para os eventos em território brasileiro, o grupo privilegia peças relativas ao Folclore do Estado do Espírito Santo.

Atualmente a Cia de Dança Andora é constituída por 24 membros, entre músicos, dançarinos e equipe técnica. No momento é composto em sua maioria, de estudantes de graduação e pós-graduação e professores da Ufes e da rede de Educação Básica do Espírito Santo.

Texto: Thereza Marinho