Grupo Cosmo Ufes discute ciência aos domingos, em parque de Vitória

30/06/2017 - 17:31  •  Atualizado 03/07/2017 16:39

O grupo de pesquisa Cosmo Ufes do curso de Física realiza todos os primeiros domingos de cada mês o projeto Universo no Parque, um ciclo de palestras no Parque Pedra da Cebola, em Vitória, que tem o objetivo de levar as discussões científicas sobre o universo para fora das salas de aula.

De acordo com o professor Júlio César Fabris, a recepção do público é favorável, “até agora reunimos cerca de 20 pessoas, mas esperamos que o número aumente com o decorrer das palestras”. O público é diversificado, formado por pessoas que estão no parque e se interessam em discutir temas relacionados à ciência.

O professor destaca que o importante é levar as discussões científicas para o grande público, de modo que sejam difundidas na sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico. “É um feito pequeno, mas esperamos que se torne algo grande no futuro”, afirma.

O projeto Universo no Parque foi criado pelo grupo no início deste ano e já realizou duas edições, nos meses de maio e junho. No mês de julho, a programação abordará com a palestra “A mecânica quântica”, com o professor do Departamento de Física José Alexandre Nogueira.

O professor Júlio César Fabris afirma que a proposta é convidar cada vez mais acadêmicos do curso para ministrar as palestras.

Planetário

Também como forma de popularizar a ciência, o grupo de pesquisa Cosmo Ufes, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação e o Planetário de Vitória, iniciou  em maio o projeto Ciência no Planetário. Trata-se de um ciclo de palestras abertas ao público, realizadas sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês, às 19 horas, no Planetário, campus de Goiabeiras.

O grupo de pesquisa Cosmo Ufes existe desde a década de 70 na Universidade e foi criado por professores do curso de pós-graduação em Física. Ele desenvolve principalmente atividades de pesquisa nas áreas dee cosmologia gravitacional e astrofísica. Atualmente, os membros se organizam para participar e promover eventos acadêmicos para os estudantes e a comunidade, com o intuito de divulgar as pesquisas e discussões científicas.

Já o Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação da Ufes foi criado em 2016 com o intuito de contribuir para o desenvolvimento acadêmico do Espírito Santo e para a descentralização das atividades científicas e acadêmicas no Brasil. A criação desta nova estrutura de pós-graduação pretende tirar proveito da grande sinergia existente entre as área de Cosmologia, Gravitação e Teoria de Campo, e as áreas de Astrofísica e Astronomia, atualmente com enorme desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas.

Texto: Ana Luísa Monteiro (estagiária de Comunicação)