Grupo de estudo promove palestra sobre Redes Sociais e Assimetrias da Informação

O Grupo de Estudo em Economia da Cultura, da Informação, do Conhecimento e da Comunicação (GECICC) da Ufes promove nesta terça-feira, 21, às 14h30, a palestra Redes Sociais e Assimetrias da Informação: Rastreamento, Rastreabilidade e Democracia na Era da Economia Digital, apresentada pelo professor Alain Herscovici. O objetivo do evento, que será transmitido de forma virtual, é explicar as formas de relações econômicas surgidas com o desenvolvimento dos diferentes mercados ligados às plataformas digitais e às redes sociais, evidenciando os impactos sociais e políticos produzidos pelo desenvolvimento da economia digital.

Dentre os temas abordados, estão as estratégias utilizadas para explorar economicamente a internet, superando o início deficitário desse mercado; o desenvolvimento de algoritmos para segmentar a audiência e atender os interesses de diferentes anunciantes; e a coleta de dados sobre as trajetórias sociais e culturais dos usuários, informações que podem ser vendidas para utilização com fins econômicos ou políticos.

O palestrante é professor do Departamento de Economia da Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Economia, no qual coordena o GECICC. Herscovici foi também diretor científico da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura - Seção Brasil (Ulepicc-Brasil) de 2012 a 2016.

O evento será realizado por meio de parceria entre o GECICC e a Ulepicc-Brasil, e será  transmitido por meio do perfil da entidade no YouTube.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.