Grupo de pesquisa da Ufes promove Feira de Troca de Brinquedos neste sábado, 7

06/10/2017 - 10:04  •  Atualizado 08/10/2017 10:10
Levar para praça um brinquedo que a criança já brincou muito para trocar por outro “novo”, com outra criança. A ideia trazida pela Feira de Troca de Brinquedos é simples e funciona como um momento único de interação e alternativa ao consumo, especialmente no mês de outubro, quando crianças e pais são bombardeados com publicidade voltada para as compras do Dia das Crianças. O grupo de pesquisa e ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, formado por voluntários, estudantes, pesquisadores, técnicos e professores da Ufes, realiza neste sábado, 7, das 9 às 12 horas, a Feira de Troca de Brinquedos, na Praça dos Namorados, em Vitória.

O intuito do evento é proporcionar um espaço educativo infantil por meio de trocas de brinquedos, atividades recreativas, jogos e pinturas de rosto. A ideia é que a Feira ajude a repensar as relações de consumo na sociedade, mostrando que trocar brinquedos também é uma forma de se divertir: a partir de experiências enriquecedoras e educativas para as crianças, elas podem dar novos significados a seus brinquedos sem a necessidade de comprar novos.

Além de ser um espaço de socialização e cidadania, a Feira estimula a interação entre as crianças. Como a troca é de acordo com a vontade de cada uma, não é levado em consideração nesse processo o valor financeiro do brinquedo, apenas o valor simbólico que as próprias crianças dão a ele. É importante, portanto, que os pais não influenciem no processo da troca, para que as crianças estejam livres para escolher e trocar.

O que levar

Para participar, basta que a criança leve um ou mais brinquedos, em bom estado de conservação e que esteja disposto a trocar. Os adultos também estão convidados a participar, mas com a troca de ideias sobre o consumismo presente no universo infantil. Recomenda-se que os pais levem água, alimentos leves para seus filhos e protetor solar, uma vez que a Feira é ao ar livre.

Durante o evento, o Observatório da Mídia estará recolhendo doações de brinquedos e livros, que serão entregues à Brinquedoteca da Pediatria do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes).

Histórico

A campanha foi iniciada em 2012 por meio do Instituto Alana, e mais de 50 feiras em todas as regiões do Brasil já foram realizadas. É possível acompanhar todas as feiras e descobrir como organizá-las por meio do site: www.feiradetrocas.com.br. Qualquer pessoa ou instituição pode realizar Feiras de Troca de Brinquedos em seu condomínio, bairro ou município. As orientações estão no site. Em Vitória, O Observatório da Mídia realiza a Feira desde 2012.

Texto: Observatório da Mídia