Setembro amarelo

Grupo de pesquisa inicia nesta quinta, 13, série 'Encontros com a Fenomenologia da Educação'

O Grupo de Pesquisa em Fenomenologia da Educação (GPEFE-Ufes) inicia nesta quinta-feira, 13, a série Encontros com a Fenomenologia da Educação. O primeiro encontro terá uma palestra ministrada pelo professor do Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais, Vitor Gomes, que falará sobre “Introdução à pesquisa fenomenológica na educação”.

O professor Vitor Gomes explica que “a fenomenologia é uma corrente filosófica de pensamento que tem como objetivo o desnudamento das essências. Para isto, seu primeiro passo é a observação do fenômeno; do dado que se apresenta diante dos nossos olhos. Ou seja: daquilo que é perceptível na observação”.

O professor destaca que os encontros pretendem abordar a fenomenologia como método científico. “Por essa via, a fenomenologia estabelece uma série de procedimentos e compreensões que podem auxiliar professores na compreensão de comportamentos, atitudes e desvelamentos dentro das relações de aprendizagem com seus alunos, em sala de aula”, afirma.

Serão seis encontros no total, que ocorrerão na sala 28 do Centro de Educação, no campus de Goiabeiras, das 14h30 às 16h30. A entrada é franca e os interessados em participar, devem enviar e-mail para vitor.gomes [at] ufes.br

Conheça a agenda dos Encontros com a Fenomenologia da Educação:

Primeiro encontro: 13 de setembro
Segundo encontro: 27 de setembro
Terceiro encontro: 11 de outubro
Quarto encontro: 25 de outubro
Quinto encontro: 14 de novembro
Sexto encontro: 06 de dezembro

Local: Sala 28 do Centro de Educação – campus de Goiabeiras
Horário: das 14h30 às 16h30

 

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.