Grupo de pesquisa promove série de lives sobre condições de trabalho durante a pandemia

O Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis (GPTP), formado por estudantes e professores da Ufes, criou o projeto de extensão Vida acima do lucro. O projeto promove discussões com especialistas sobre as condições de trabalho durante a pandemia, por meio de lives transmitidas sempre às terças-feiras, às 17 horas, na conta do Grupo no Instagram: https://www.instagram.com/gptp_ufes/?hl=pt-br.

O objetivo do grupo é organizar conhecimentos e atuar em diversas áreas para que esses saberes não fiquem restritos aos espaços acadêmicos e científicos. Por isso, a palavra práxis no nome do grupo, explica o professor de Comunicação Rafael Belan: “Queremos não só descobrir as nuances das atividades laborais na contemporaneidade, mas atuar junto à classe trabalhadora para mapear saídas para os dilemas postos em relevo na pesquisa”.

Durante este período de isolamento social, o grupo está atento às medidas tomadas por empregadores que incidam na vida dos trabalhadores, para que não haja precarização e exploração do trabalho.

Economia e saúde

O projeto Vida acima do lucro expressa a opinião dos componentes do grupo de que nada pode ter mais valor que a vida. “A economia não pode ter destaque sobre a saúde da população. Com o isolamento dado pela pandemia, percebemos que poderíamos atuar na busca por respostas sobre esse novo momento falando com especialistas. Assim, pautados na divulgação científica, criamos esse espaço de socialização de conteúdo, explica Belan.

O GPTP atua na extensão universitária em dois projetos de formação com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Estado do Espírito Santo e do município de Vitória.

 

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.