Grupo de pesquisa realiza seminário sobre criatividade nesta quarta, 13

12/11/2019 - 18:00  •  Atualizado 13/11/2019 18:05

O seminário Criatividade e suas perspectivas na contemporaneidade, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte (GPCEAr), será apresentado nesta quarta-feira, 13, no auditório do Cemuni IV, no Centro de Artes, localizado no campus de Goiabeiras. O evento será realizado das 8h30 às 17 horas, é gratuito e aberto ao público (veja abaixo a programação).

O objetivo do seminário é pautar o conceito de criatividade em uma perspectiva histórica e conhecer como as instituições culturais concebem e incorporam a criatividade em suas estratégias de mediação cultural, conscientizando que o potencial criativo pode ser desenvolvido com métodos específicos para que os profissionais possam solucionar os problemas enfrentados em suas áreas e, assim, inovando e produzindo no cotidiano.

Para a coordenadora do grupo e professora do Departamento de Artes Visuais, Stela Maris Sanmartim, a criatividade é a única saída em um cenário de contradição: “A criatividade trata a crise como condição que precede a mudança e, diante dos desafios, aciona a imaginação criadora para materializar ideias em produção inovadoras”.

O GPCEAr também conta com a participação dos pesquisadores da Ufes Rosana Paste e Erick Orlosk, da professora da Universidade Federal de Juiz de Fora Olga Egas e das estudantes Andreia Almeida, Anana Lucia Batal e Natália Serra.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis em http://www.car.ufes.br/conteudo/seminario-criatividade-e-suas-perspectivas-na-contemporaneidade.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)