Setembro amarelo

Grupo Galpão traz espetáculos gratuitos para a Ufes neste final de semana

Uma das companhias teatrais mais importantes do cenário brasileiro, o Grupo Galpão traz para o estacionamento do Centro de Artes da Ufes dois de seus mais recentes espetáculos. No sábado, 2 de junho, às 19 horas, a peça apresentada será a fábula mágica Os Gigantes da Montanha; no domingo, 3, será a vez do sarau literário musical De Tempos Somos, com início às 18 horas. As apresentações fazem parte da Turnê Litorânea, que tem acesso gratuito e aberto a todos os públicos.

A premiada fábula Os Gigantes da Montanha (foto) está no repertório do Grupo desde 2013. Trata-se de um clássico atemporal, escrito pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello, que narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. É uma alegoria sobre o valor do teatro e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, que celebra o retorno da parceria com o diretor Gabriel Villela.

Já a peça De Tempos Somos – um sarau do Grupo Galpão celebra o encontro da música com o teatro, sob direção das atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones. Em cena, os atores cantam, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos, como Romeu e Julieta, de 1992, e Um Moliére Imaginário, de 1997; executam músicas de espetáculos mais recentes, como Tio Vânia e Eclipse (ambos de 2011); e apresentam canções que chegam a público pela primeira vez. A ideia é que as músicas acompanhem os textos para falar da passagem do tempo e da liberdade inerente à criação artística.

Unindo música e teatro popular de rua há 35 anos, o grupo de Belo Horizonte (MG) escolheu a cidade de Vitória para fechar a temporada de sua turnê. As apresentações contam com apoio institucional da Secretaria de Cultura da Ufes e patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobrás.

Serviço:

Os Gigantes da Montanha - sábado, 2 de junho, às 19h
Classificação: livre
Duração: 90 minutos
Local: Estacionamento do Centro de Artes, campus de Goiabeiras

De Tempo Somos – Uma Sarau do Grupo Galpão – domingo, 3 de junho, às 18h
Classificação: livre
Duração: 70 minutos
Local: Estacionamento do Centro de Artes, campus de Goiabeiras

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.